FecharX

Governo britânico decide manter Consulado Geral permanente em BH

Além de mineração, cônsul na capital mineira elege inovação como principal área de atuação



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
29/09/17 às 22:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Eventos considerados de sucesso pelo consulado, como Startup Games, neste mês, e QBP (Queen's Birthday Party), em 2016 (Divulgação/Consulado Britânico) 

O Consulado Geral do Reino Unido em Belo Horizonte será permanente a partir de agora. Instalada em 2015 como projeto-piloto motivado pela estadia de atletas britânicos na capital mineira para a disputa das Olimpíadas, a unidade na região da Savassi permanecerá após relações bem sucedidas em terras mineiras - em especial, na área de inovação e mineração.

“O projeto-piloto do escritório em BH foi aprovado e o Consulado Geral passa agora a ser permanente, ampliando nossa atuação no Estado. As parcerias entre Minas Gerias e Reino Unido têm potencial para continuar com futuras cooperações. Nossas relações com Minas são históricas, sólidas e, agora, de longo prazo", afirmou o cônsul do Reino Unido em BH, Thomas Nemes.

O foco dos britânicos na capital mineira está tanto na industrial tradicional, como os setores agro e de mineração, quanto em relação ao crescente mercado de tecnologia e inovação. Nestes últimos segmentos, destaca-se o Startup Games, realizado pela primeira em solo belo-horizontino
neste mês. A competição, já realizada em cidades como Londres, Sydney, Singapura, Santiago, Rio e Buenos Aires, teve a maior edição da história.

"A maior realizada até o momento", definiu à época o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan. “Experimentei o jogo participando como um potencial investidor e fiquei admirado como todos levaram a competição a sério, sinal de que estão muito bem preparados para fazer negócios. Parabéns aos participantes e aos vencedores desta edição", completou.

Pelo segundo ano consecutivo, os destaques da competição ficaram por conta dos
mineirosNo quesito empreendimentos, a grande campeã foi a startup mineira Biomimetic Solutions, seguida da Melhor Plano - startup mineira acelerada pela 4ª rodada do Seed, programa de aceleração do Governo de Minas Gerais - e Meg Care. 


Embaixador britânico no Brasil, Vijay Narasimhan Rangarajan, no evento Reino Unido na Praça (Divulgação/Consulado Britânico)

"
Nosso foco será aprofundar e ampliar parcerias em negócios e investimentos, para apoiar cada vez mais a internacionalização das relações comerciais e sociais de empresas, instituições, governo e universidades”, afirma Nemes.

Ainda na área de inovação e tecnologia, a parceria com a Fiemg Lab foi destaca pelo Consulado Britânico em BH. 
A aproximação do time em Belo Horizonte gerou uma série de ações conjuntas visando o fomento de novos negócios para o Brasil e o Reino Unido. Como exemplo, uma startup acelerado pela Fiemg Lab participou de missão promovida pelo Consulado Britânico com destino ao London Tech Week.

Outra iniciativa considerada de sucesso pelo governo britânico foi a 
Exposibram (Exposição Internacional de Mineração), realizada entre os dias 18 e 21 deste mês. O pavilhão do Reino Unido teve a representação de 15 empresas britânicas, com foco em inovação e tecnologia para o setor de mineração.

Vistos

O consulado reforça que turistas brasileiros em viagem de lazer ou estudo de até seis meses não precisam de visto para entrar no Reino Unido. 
Para obter instruções sobre vistos que não forem de turismo ou que excedam 6 meses basta acessar o site www.gov.uk/apply-uk-visa para toda a informação necessária.

Àqueles que viajam com frequência para o Reino Unido (passaporte válido e mais de 4 visitas nos últimos 2 anos) podem ter entrada facilitada ao se inscreverem no
Registered Traveller Service. Ainda conforme o consulado, 92% dos pedidos de visto para Reino Unido feitos por brasileiros são bem sucedidos.