FecharX

Hotéis de BH preveem melhor carnaval dos últimos 10 anos para o setor

Sindicato patronal estima que ocupação chegue a 80% de 24 mil leitos disponíveis



Créditos da imagem: Breno Pataro/Belotur
Main hoteis bh carnaval hospedagem precos tarifas fevereiro
Com cerca de 220 hotéis distribuídos por todas as regionais, BH estima carnaval com 5,5 milhões de pessoas nas ruas em 2024
Redação Sou BH
12/01 às 06:43
Atualizado em 12/01 às 06:43

Em franca expansão, o carnaval de rua em BH tem atraído cada vez mais a atenção de turistas e deve representar a melhor edição da festa nos últimos 10 anos para o setor de hospedagem na capital mineira. A avaliação é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de BH e Região Metropolitana (SindHotéis), que prevê uma taxa de ocupação acima dos 80% para os estabelecimentos da cidade durante a temporada de folia. "Estamos muito otimistas para este ano. A rede hoteleira da capital e grande BH está preparada para receber os foliões. Já temos 30% das vagas reservadas, isso um mês antes do evento", comemora Paulo Cesar Pedrosa, presidente do órgão patronal.

Projeção da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) estima que o público do carnaval neste ano deve chegar aos 5,5 milhões de pessoas entre moradores e turistas, o que representa crescimento de meio milhão em relação aos registros de 2023. O cenário, que já era positivo para a hotelaria, desenha agora um avanço ainda maior para o setor. "No ano passado, a taxa de ocupação nos hotéis e diversos tipos de hospedagem foi em torno de 74%, chegando a ter 100% em alguns hotéis onde, por exemplo, estavam hospedadas as bandas. Em 2024, a expectativa é superarmos este número", observa Pedrosa.

A capital mineira conta com 220 hotéis espalhados por todas as regiões, que juntos oferecem cerca de 24 mil leitos. As diárias variam de R$ 100 a R$ 700, com estabelecimentos planejados para atender aos diversos perfis de clientes em diferentes faixas de preço. O crescimento da demanda tende a empurrar os preços para cima, portanto ainda vale aquela dica que já é velha conhecida: "antecipar as reservas é ótimo porque a pessoa pode se programar financeiramente e tem a oportunidade de pegar preços melhores de diárias", adianta Paulo Cesar.

A taxa média de ocupação das hospedagens para 2023, quando considerado o ano passado inteiro, foi de 70% dos leitos, segundo dados do próprio SindiHotéis. Segundo Pedrosa, no último trimestre do ano a rede hoteleira chegou a alcançar os 100% de ocupação. O índice geral de 2023 foi considerado pelo sindicato patronal como o melhor cenário dos últimos 20 anos, além de indicar a recuperação do setor após as bruscas quedas provocadas pelo período de pandemia.