FecharX

Black Friday já registra reclamações; conheça 5 ferramentas para se prevenir de fraudes

Sites de busca de ofertas comparam variações de preços para evitar a "metade do dobro" em lojas online



Créditos da imagem: Pixabay
Main 134843 blac friday pixabay
Redação Sou BH
24/11/17 às 14:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

A Black Friday mal começou e o site Reclame Aqui já havia registrado mais de 600 reclamações durante a madrugada. Até agora, os campeões de reclamação são os sites da Magazine Luiza, KaBuM e a das Lojas Americanas, respectivamente. A maioria das queixas dos consumidores é por propaganda enganosa.

Além de ofertas falsas, outras fraldes ainda mais perigosas também ameaçam os compradores. Alguns sites, como o do Extra e do Magazine Luiza, foram clonados e oferecem preços extremamente tentadores, por isso, o próprio Reclame Aqui aconselha que os consumidores prestem atenção aos links das páginas.

Um bom meio de evitar essas fraudes e analisar as melhores ofertas e sua veracidade é usar sites e ferramentas de pesquisa de promoções. O Sou BH levantou alguns que podem te ajudar. Confira quais são e suas funcionalidades.

Zoom

Bastante intuitivo e com layout mais "clean", o Zoom permite que o consumidor pesquise o produto para que ele compare preços em várias lojas. Logo abaixo das ofertas, ele apresenta um gráfico de variação do preço por períodos de 30 dias ou de 6 meses, o que é bom para conferir se o produto está por "metade do dobro". Outra funcionalidade do site é que ele permite a criação de alertas para quando um produto específico chegar ao preço desejado pelo consumidor.

Pelando

O buscador de ofertas, além de comparar os preços em 33 sites dos mais diversos segmentos, também informa sobre cupons de desconto disponíveis na internet. O Pelando funciona como uma comunidade, na qual os mais de 200 mil usuários cadastrados postam as promoções que encontram e as classificam de "frio" a "pelando". Outro ponto do site é que ele também traz avaliações e comentários sobre os produtos.

O Pelando também tem um plug in que verifica os preços nesses 33 sites, monta o gráfico de variação de preços de todas as lojas em um período específico e também testa cupons de desconto encontrados. Uma vantagem do plug in é que ele faz essa comparação mesmo se o usuário tiver saído de outro site de pesquisa. Clique para fazer o download da extensão (disponível apenas para Google Chrome).

Buscapé

Talvez o mais famoso entre eles, o Buscapé tem as mesmas funcionalidades do Zoom. Compara preços em diversos lugares, permite a criação de alertas e monta o gráfico de variações, mas este tem mais opções de períodos para que o usuário escolha o quanto quer analisar: 30 dias, 3 meses, 6 meses e 1 ano.

Save Me

O Save Me, diferente dos outros, tem uma função mais específica, de caçador de cupons de desconto. No site, o usuário já encontra uma série de lojas com cupons de desconto.

Reclame Aqui

O próprio Reclame Aqui, além de receber as queixas dos consumidores, também aponta as melhores ofertas em vários produtos, mas não permite que se crie alertas nem mostra gráficos de variações. Um diferencial do Reclame Aqui é que o comprador pode pesquisar a reputação tanto lojas online, quanto de lojas físicas, assim como deixar também sua reclamação por alguma irregularidade na compra.