FecharX

Receita recebe cerca de 255 mil declarações de Imposto de Renda nesta manhã

O prazo para envio da declaração começou hoje e vai até o dia 30 de abril



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main receita
Redação Sou BH
07/03/19 às 18:33
Atualizado em 07/03/19 às 20:48

Até a manhã desta quinta-feira (7), a Receita Federal já recebeu 254.903 declarações de Imposto de Renda. O prazo para o envio começou hoje e vai até o dia 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações.

A declaração pode ser feita de três maneiras: pelo computador, pelo celular ou tablet ou pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Usando o computador, o usuário deve baixar o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal. Quem fizer por dispositivos móveis, como tablets e smartphones, tem que fazer o download do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível, diretamente, no site da Receita, no e-CAC. Para declarar neste sistema é preciso usar certificado digital e a declaração pode ser feita tanto pelo contribuinte, quanto por um representante com procuração.

Segundo a Receita Federal, o contribuinte que fez doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos, também pode usar, além do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, o serviço Meu Imposto de Renda.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.

O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.

Confira mais informações sobre como fazer o seu Imposto de Renda aqui.

Com Agência Brasil