FecharX

UFMG 2015: edital do Sisu é publicado

<p>Universidade não promoverá vestibular e seleção aos cursos será com nota do Enem</p>



Créditos da imagem:
Main 1205 ufmg enem sisu
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A UFMG divulgou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação que orienta os candidatos aos cursos presenciais de graduação da Universidade em 2015. Para participar do processo seletivo da UFMG os candidatos devem, obrigatoriamente, prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2014, cujas inscrições foram abertas hoje (12).

Com a adesão da UFMG ao Sisu, a seleção dos candidatos às vagas dos cursos presenciais passou a se dar, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelo candidato no Enem. A inscrição no Enem 2014 deve ser realizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas dias 8 e 9 de novembro.

As normas complementares sobre o processo seletivo Sisu/UFMG 2015 serão divulgadas após publicação do Edital Sisu/2015 pelo MEC e disponibilizadas também no site do Sisu/UFMG neste portal.

Este ano a UFMG vai realizar dois processos distintos e independentes de seleção pelo Sisu. O primeiro já está concluído, com distribuição de 3.295 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. Para o segundo semestre haverá novo período de inscrição, com a oferta de mais 2.714 vagas na capital.

Para concorrer às vagas do segundo semestre o candidato deverá se inscrever novamente. Para esta segunda seleção também será usada a nota do Enem 2013. O edital complementar com o cronograma e orientações deverá ser publicado a partir da segunda quinzena de maio, segundo a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Daniele Zárate.

Na UFMG, não participam do Sisu alguns cursos presenciais de graduação (Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música, Teatro), as vagas para transferência e obtenção de novo título e os cursos na modalidade de educação a distância. Mas os candidatos precisam fazer o Enem, cujas notas valem como primeira etapa de seleção, ou etapa única. Os editais dos processos seletivos para estes cursos são específicos e divulgados oportunamente. Também têm seleção específica os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.