FecharX

Música deixa bebês mais inteligentes

<p>Em Belo Horizonte, a formação musical para bebês começa na gestação</p> <p> </p>



Créditos da imagem:
Main concertos para bebe marta vidanes  capa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Comemorando 20 anos de programação, o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua (FIT-BH) apresenta em 2014 uma novidade ao público, o Fitinho, que foi formatado especialmente para o público infantil. Ele é composto por quatro espetáculos infantis e uma peça portuguesa, o ?Concerto para Bebês?.

Destaque da programação, o show é apresentado pelo grupo ?Musicalmente?, pioneiro no domínio das artes cênicas para a primeira infância. Mas será que temos em nossa cidade crianças que aprendem a apreciar a música na mesma medida em que dão os primeiros passos ou aprendem suas primeiras palavras? Sim, temos.

Incentivar a apreciação musical é, inclusive, um dos objetivos do processo de musicalização infantil, que pode ser encontrado em algumas escolas de música da capital mineira. De acordo com Karina Gomes, professora e diretora da Allegretto Educação Musical, ele começa ainda na gestação e é procurado por oferecer uma série de benefícios que vão desde o estimulo ao intelecto e trabalho de expressão corporal a melhora na interação com as outras crianças.

Gomes explica que o processo é dividido em etapas: gestação (a partir do quinto mês), bebês entre o primeiro e oitavo mês de vida e, a partir daí, variando até dois anos de idade. Para cada etapa, é necessário um tipo de abordagem. Da aula em que participaram Felipe, Juju, Mel, Thomas e Miguel, por exemplo, o processo para a educação musical se deu de forma lúdica.

Ao chegar, as crianças participaram de uma atividade de acolhimento, com brincadeiras, contação de histórias e cumprimentos aos coleguinhas. Depois da fase de preparação, começaram os trabalhos de apreciação da música, na ocasião, com a obra ?Pedro e Lobo?, baseada no conto sinfônico do maestro russo Sergei Prokofiev. ?Nessa fase, as crianças fazem a associação do som com o personagem da história e têm a percepção e vivência dos elementos musicais. Trabalhamos timbres variados, planos de altura (médio, grave e agudo) e os elementos musicais com uma abordagem descontraída, por meio de jogos e brincadeiras?, revela a diretora.

Conheça os benefícios da musicalização infantil:

- Estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sócio interacional, motor e linguístico;
- Contribui para a formação de aspectos e valores como: consciência corporal, percepção auditiva, visual e sensorial, coordenação visomotora (associação da percepção musical com o movimento corporal), ritmo corporal (engatinhar, andar, correr, saltar etc.), concentração, memória e criatividade e interações sociais, afetividade e respeito ao próximo;
- Ajuda na percepção de desenvolvimento da expressão oral, canto e fala;
- Vivencia a música, estimulando a percepção de elementos musicais e tocando em conjunto;
- Incentiva a apreciação musical.

a
Karina Gomes, da Allegretto, trabalha elementos musicais com abordagem descontraída. Foto: Allegretto