FecharX

Minas tem 38 das 90 melhores escolas públicas

<p>Número representa 42% do total</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

De acordo com levantamento publicado no Portal Exame, 38 dos 90 municípios brasileiros onde estão localizadas as melhores escolas públicas do país são de Minas Gerais. O número representa 42% do total.

O levantamento - que foi feito com base na plataforma de dados educacionais do Movimento Todos Pela Educação - indica, segundo o Portal, que as 90 cidades listadas cumprem hoje um requisito que é esperado dos demais municípios brasileiros apenas em 2022: ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.

Atualmente, apenas 37% dos estudantes brasileiros, em média, apresentam aprendizado esperado em português e 33% em matemática.

Em Claraval (MG), 98,7% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental já aprenderam matemática e 97,30%, português. Em Itaú de Minas, 79% dos alunos já sabem bem português, e 89% matemática.

O bom desempenho das escolas públicas mineiras deve-se, em grande parte, ao chamado Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que promove a atuação de especialistas nas escolas com o objetivo de melhorar o grau de leitura e de compreensão de textos dos alunos, bem como a proficiência em matemática.

O PIP contribuiu, dentre outros, para que a rede estadual de ensino de Minas Gerais conquistasse nos últimos anos o primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), nos indicadores dos anos iniciais do ensino fundamental.

A tabela a seguir lista as 90 cidades brasileiras que, de acordo com o Portal Exame, já têm a educação do futuro.

Agência Minas