FecharX

Campanha quer diminuir atropelamentos em BH

<p>Em média, oito pessoas são atingidas por veículos diariamente na capital</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

A cada dois dias, uma pessoa morre atropelada em Belo Horizonte. Na expectativa de diminuir essa estatística, considerada alarmante pelas autoridades de trânsito, a BHTrans lança hoje (21) a campanha "Pedestre, eu respeito". Tanto os motoristas quanto os pedestres receberão orientações visando à prevenção de acidentes.

Um estudo da empresa de trânsito apontou que os pedestres são os que mais morrem no trânsito. O registro de acidentes também chama atenção. Em média, oito pessoas são atingidas por veículos diariamente em BH.

As ações da BHTrans envolvem mobilização social com abordagens, distribuição de material gráfico e peças teatrais nas ruas da cidade. O tema também será levado para as salas de aula.

A campanha pretende educar os motoristas, mas também vai puni-los. Durante um ano, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vão fiscalizar e a multar quem desrespeitar os pedestres. Atualmente, não há pena para quem para na faixa ou avança o sinal sem que uma pessoa termine de atravessar.

Quem anda a pé também será orientado, principalmente para não atravessar a rua com fone de ouvido ou celular, já que isso tira a atenção, respeitar os semáforos e não atravessar em corredores entre os carros.

Segundo o órgão, os atropelamentos estão concentrados nas principais avenidas da cidade, como a Antônio Carlos, a Cristiano Machado, a Amazonas e a Afonso Pena. Por isso, a campanha será realizada nesses locais, na Savassi, na região hospitalar e no Barro Preto.