FecharX

Fumec marca presença na Finit com projeto pioneiro

Universidade apresenta trabalho de captura de movimento para animações, inédito no Brasil



Créditos da imagem: Reprodução / Facebook
Main 135854 fumec
Sistema de captura de movimento da Fumec é pioneiro no Brasil
Redação Sou BH
10/11/16 às 14:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Entre as diversas propostas inovadoras que estarão presentes na Finit, a Feira de Internacional de Negócio, Inovação e Tecnologia, uma delas terá sabor especial para os mineiros. A Universidade Fumec vai montar um estande na feira para apresentar ao público um trabalho pioneiro de sistema de captura de movimento para animação de personagens.

O estande ficará dentro da Campus Party, de 9 a 13 de novembro, com 16 câmeras para capturar movimentos em tempo real. As demonstrações serão feitas por duas pessoas que serão filmadas, simultaneamente, para gerar animações em tempo real.

A tecnologia não é inédita no cenário internacional, mas a novidade é sua produção ser feita no Brasil. O trabalho da Fumec é totalmente autoral e vem sendo desenvolvido desde 2009 por alunos e professores dos cursos Computação Gráfica e Jogos Digitais.

“Somos os únicos do Brasil com esse sistema em uma instituição de ensino. Fizemos os primeiros jogos brasileiros utilizando essa tecnologia”, explica o professor João Victor Boechat Gomide, coordenador dos dois cursos na Fumec e um dos idealizadores do projeto.

Até aqui, a Fumec desenvolveu todo o sistema como um suporte para atividades acadêmicas. A presença na Finit abre novas perspectivas e a expectativa é elevar a tecnologia a outros patamares. “Nosso objetivo é movimentar e profissionalizar o mercado local de produção de animações. Queremos fazer mais parcerias e apresentar a tecnologia para novas empresas e usuários”, completa João Victor.

Além do estande, o professor João Victor também vai ministrar uma palestra sobre captura de movimento para realidade aumentada, na sexta-feira.

Para saber mais sobre a Fumec e sua presença na Finit, acesse o site oficial da universidade.