FecharX

Sites responsivos criam experiência mais fácil para os clientes e para seu negócio

Criados para se adaptarem a plataformas mobile, esses sites se tornaram uma importante ferramenta para o e-commerce



Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 183030 shutterstock 556236001
Redação Sou BH
28/05/18 às 18:34
Atualizado em 11/02/19 às 19:42

Os celulares continuam sendo a principal forma de acessar a internet entre os brasileiros. Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 94,6% dos internautas do país utilizam o celular para se conectar à web. Exatamente por isso, os sites responsivos ganham cada vez mais espaço nas plataformas online. Afinal, eles criam uma experiência mais fácil para os usuários e, ainda, melhoram a visibilidade do seu produto.

A pesquisa do IBGE apontou que em 2016 o celular era o aparelho mais usado para acessar a internet. Ficando à frente de computadores, com 63,7%, tablets, com 16,4%, e televisões, com 11,3%. Ainda de acordo com o IBGE, pelo menos 77,1% dos brasileiros com acesso à internet possuíam um celular.

E por que é importante ter um site que se adeque aos aparelhos celulares? Simples! Porque assim seu site será mais facilmente acessado por estes 94,6% dos internautas brasileiros.

Essa perspectiva quando colocada para os negócios, de acordo com o Sebrae Minas, vai além da acessibilidade. Principalmente porque as plataformas mobile se tornaram ferramentas importantes de venda dos produtos via e-commerce ou comércio eletrônico, e por isso o empreendedor deve ter um site responsivo.

Conhecendo os sites responsivos

E o que eles são? Segundo o Sebrae Minas, os sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Ou seja, ele se adapta para qualquer tipo de tela, sendo um conjunto de códigos únicos que se adequam a diferentes tipos de formatos.

Para o Sebrae Minas suas vantagens derivam da adaptação a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização. Além disso, os sites responsivos também podem expandir para visualizações de detalhes da página dando um zoom.

Veja alguma das adaptações nas páginas para sites responsivos que precisam ser feitas:

- Alterações no layout do site;

- Colocar as principais ferramentas de acesso para os usuários, para facilitar nas telas menores;

- Alterar as imagens e cores do site;

- Aumentar o espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo.

Facilidade que se torna lucrativa

Vender roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, livros e muito mais pode ser facilitado para quem quer fazer todas as suas comprar com a praticidade de um clique. Por isso, essas ferramentas responsivas podem ser muito úteis para o seu negócio.

É aconselhável que os empresários adaptem seus sites e lojas virtuais para que abranjam um maior número de usuários. Facilitar mais o acesso e visualização dos sites das empresas tem sido a tônica de sites responsivos e do e-commerce.