Procons da Assembleia e da prefeitura promovem mutirão para negociação de dívidas com bancos
Seis instituições financeiras vão participar da iniciativa
Os Procons da Assembleia Legislativa (ALMG) e da
Prefeitura de Belo Horizonte vão fazer um mutirão de negociação de dívidas em
atraso com os principais bancos brasileiros e os devedores. A renegociação
acontece durante a Semana do Consumidor, que vai de 11 a 15 de março.
As instituições financeiras que estão no projeto são: Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG.
Para participar do mutirão, os consumidores devem se cadastrar entre os dias
20 e 28 de fevereiro. Para isso, é necessário ligar para o número (31)
2108-3460, das 13h às 17h, ou enviar um e-mail para mutirao.dividas@almg.gov.br,
informando nome completo, CPF, telefone de contato e o banco (apenas um) com o
qual pretende negociar a dívida.
Mensagens incompletas não serão consideradas, por isso é preciso ficar atentos às informações necessárias. As listas serão enviadas para os bancos e,
em seguida, as próprias instituições entrarão em contato com os clientes
cadastrados para agendar a data e o horário do atendimento.
De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo
Barbosa, “hoje, de cada dez pessoas que comparecem ao Procon, seis estão
endividadas. É uma situação muito grave, na medida em que um orçamento corroído
por dívidas traz consequências dramáticas para toda a família. Ao tomar um
empréstimo, o consumidor nem sempre tem consciência do rombo que esse ato pode
provocar no seu orçamento, em razão dos juros que são cobrados”.
O quadro geral
Segundo dados estimados pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número
total de negativados no Brasil chegou a 62,4 milhões de CPFs em outubro de
2018, o que representa 40,6% da população adulta. O quadro é ainda mais
dramático quando se constata que 5,4 milhões de inadimplentes têm acima de 65
anos de idade. De acordo com a pesquisa, a maior parte das dívidas se refere ao
setor financeiro (cartão de crédito, cheque especial e empréstimos).
Estatísticas do Procon Assembleia revelam que,
de 2015 a 2018, triplicou o número de reclamações referentes a empréstimos nas
modalidades consignado e pessoal. “Esse problema e as queixas relacionadas a
cartões de crédito só perdem no ranking para o setor de telecomunicações”,
lembra Marcelo Barbosa.