FecharX

Procons da Assembleia e da prefeitura promovem mutirão para negociação de dívidas com bancos

Seis instituições financeiras vão participar da iniciativa



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main bancos2
Redação Sou BH
20/02/19 às 13:00
Atualizado em 20/02/19 às 13:00

Os Procons da Assembleia Legislativa (ALMG) e da Prefeitura de Belo Horizonte vão fazer um mutirão de negociação de dívidas em atraso com os principais bancos brasileiros e os devedores. A renegociação acontece durante a Semana do Consumidor, que vai de 11 a 15 de março.

As instituições financeiras que estão no projeto são: Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG. Para participar do mutirão, os consumidores devem se cadastrar entre os dias 20 e 28 de fevereiro. Para isso, é necessário ligar para o número (31) 2108-3460, das 13h às 17h, ou enviar um e-mail para mutirao.dividas@almg.gov.br, informando nome completo, CPF, telefone de contato e o banco (apenas um) com o qual pretende negociar a dívida.

Mensagens incompletas não serão consideradas, por isso é preciso ficar atentos às informações necessárias. As listas serão enviadas para os bancos e, em seguida, as próprias instituições entrarão em contato com os clientes cadastrados para agendar a data e o horário do atendimento.

De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, “hoje, de cada dez pessoas que comparecem ao Procon, seis estão endividadas. É uma situação muito grave, na medida em que um orçamento corroído por dívidas traz consequências dramáticas para toda a família. Ao tomar um empréstimo, o consumidor nem sempre tem consciência do rombo que esse ato pode provocar no seu orçamento, em razão dos juros que são cobrados”.

O quadro geral

Segundo dados estimados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número total de negativados no Brasil chegou a 62,4 milhões de CPFs em outubro de 2018, o que representa 40,6% da população adulta. O quadro é ainda mais dramático quando se constata que 5,4 milhões de inadimplentes têm acima de 65 anos de idade. De acordo com a pesquisa, a maior parte das dívidas se refere ao setor financeiro (cartão de crédito, cheque especial e empréstimos).

Estatísticas do Procon Assembleia revelam que, de 2015 a 2018, triplicou o número de reclamações referentes a empréstimos nas modalidades consignado e pessoal. “Esse problema e as queixas relacionadas a cartões de crédito só perdem no ranking para o setor de telecomunicações”, lembra Marcelo Barbosa.