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Mineiros criam o primeiro e-commerce de cachaça do Brasil

Empresa inova e expande negócios com a venda da bebida pela internet



Créditos da imagem: Arquivo pessoal/Rafael Araújo
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Redação Sou BH
28/11/18 às 12:51
Atualizado em 11/02/19 às 18:51

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Com rótulos de cachaças produzidas em todo o país, a Cachaçaria Nacional é pioneira no e-commerce do produto no Brasil. A ideia surgiu com o propósito de aproximar pequenos produtores de cachaças artesanais de alambique dos consumidores. Com a ajuda do Sebrae Minas, o negócio cresceu e hoje coleciona bons resultados.

Com sede em Belo Horizonte, a empresa ganhou forma em 2012, depois que os sócios Rafael Araújo e Marcos Paolinelli começaram a estudar e conhecer o mercado dessa que é a bebida que mais representa o país no exterior . “Os pequenos produtores têm dificuldade de vender seus produtos em outras cidades e Estados. E muitos consumidores não sabem onde encontrar cachaça de boa qualidade. Resolvemos então juntar o útil ao agradável”, explica Araújo.

Em 2015, a Cachaçaria teve a ajuda do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae Minas. “Durante dois anos tivemos acompanhamento para realizar melhorias e inovações em nossos processos”, explica Araújo.

Os sócios foram orientados sobre a criação e implementação de um plano de ação e receberam informações sobre sistemas e ferramentas para métricas. “O acompanhamento de marketing digital nos permitiu a otimização de tempo e relatórios mais confiáveis”, diz o empresário.

Com o ALI, eles também aprenderam a organizar melhor as visitas aos produtores de cachaça e a gestão interna do negócio. “O programa nos instigou a pensar em soluções para vários problemas, além de nos cobrar metas, o que foi muito positivo”, afirma.

Ainda em 2015, os sócios ousaram e criaram o Clube CN, inspirado nos clubes de assinatura de vinho. Foi assim que a empresa cresceu e passou de um para 12 empregados. Atualmente, o clube tem cerca de mil clientes ativos, entre 45 e 65 anos, que pagam R$ 99,90 por mês para receber, mensalmente, um kit com duas cachaças de qualidade.

Os assinantes também ganham descontos nos produtos comprados pelo site e não pagam frete. “Enviamos aos nossos clientes todas as informações sobre a história do alambique e como foi produzida a bebida, agregando assim mais valor ao produto”, acrescenta Araújo.   

O sucesso do Clube CN foi tão grande que os empresários agora estudam lançar o Clube CN Beer, voltado para apreciadores de cervejas artesanais. “A expansão do negócio não para por aí. Queremos criar outros clubes de destilados, vinhos e até sucos”.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-MG