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O que é e como usar o merchandising para otimizar seu negócio

Sebrae Minas tem dicas preciosas para empreendedores aumentarem o tíquete médio através de ações simples



Créditos da imagem: Pixabay
Main 144613 loja pixabay
Redação Sou BH
28/05/18 às 18:32
Atualizado em 11/02/19 às 19:43

Nem só de um bom produto ou serviço vive um negócio. Muito além da fala de especialistas na área, vê-se uma evolução do tíquete médio de comerciantes e empreendedores na prática quando eles investem em ações de promoção do que é oferecido, o que se conhece como merchandising. Mas afinal, o que é e como aplicar práticas de merchandising para melhorar o faturamento de um empreendimento?

De acordo com a analista do Sebrae Minas Jaqueline Lima, "vários autores estudam e ressaltam os seis elementos que julgam ser fundamentais para o sucesso da aplicação do merchandising: imagem, que diz respeito à marca; o layout, que trata da facilidade da locomoção do cliente e do acesso aos produtos; a apresentação, onde as técnicas corretas estimulam a compra; a sinalização, responsável por orientar os clientes e trabalhar a harmonia entre placas e cartazes; o cenário, funcionando como ambientação e estímulo à compra; e os eventos, que divulgam o nome da empresa e atraem antigos e novos clientes ao ponto de venda". Aliados a uma gestão afiada, esses quesitos podem trazer ganhos consideráveis a qualquer empreendedor.

Confira algumas dicas de Merchandising do Sebrae Minas que você pode usar no seu Ponto de Venda:

Dicas para não errar no ponto de venda:

- Localização - Uma boa localização faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.
- Ponto ideal - O ponto ideal é o que fica mais próximo do seu público-alvo e que mais se ajusta à proposta do negócio.
- No caminho do cliente - O ponto ideal também é aquele que fica no caminho do cliente e de fácil acesso. De modo geral, vias movimentadas adaptam-se às compras por impulso e as mais calmas à venda de produtos especializados.
- Lojas em shopping - Lojas em shopping centers pedem uma análise do perfil do público, do mix de empresas e das exigências impostas pela administração. Uma ótima ideia em local inadequado não vinga.
- Concorrência - Avalie as estratégias de localização, o fechamento ou expansão das lojas dos seus principais concorrentes e aprenda com elas.
- Identificação com o público-alvo - O ponto de venda deve estabelecer uma identidade com o público-alvo. Ninguém escolhe uma loja por acaso.

Fachada

- Mantenha a fachada sempre limpa e em boa manutenção.
- A logomarca no letreiro deve ser simples, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.
- Lembre-se que uma calçada bem conservada também embeleza e valoriza a loja.

Vitrine

- As vitrines devem refletir o mix de produtos comercializados na loja, disponíveis em estoque.
- Troque a vitrine pelo menos de 15 em 15 dias, podendo realizar pequenas modificações ao longo deste período.
- Ao compor a vitrine, utilize três ou quatro cores diferentes, para evitar poluição visual.
- Produtos posicionados abaixo da linha da visão (1,60m do piso da vitrine) são mais percebidos pelos clientes.

Iluminação

- Iluminação fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade dos produtos.
- Iluminação quente (amarelada) revela detalhes, cores e texturas e é mais indicada para destacar um produto. Ela é ideal para provadores pois evita distorções nas cores dos produtos.

Mobiliário

- Os móveis devem ocupar menos da metade do espaço da loja para facilitar a visualização de produtos e a circulação de clientes.
- O mobiliário deve ter altura máxima de 2m e altura mínima de 50 cm acima do chão. Abaixo disso, utilize apenas para base de exposição.
- Os provadores devem ser sinalizados, seguros e fáceis de achar. Ele deve contar com um espaço acessível, iluminação adequada, espelho, ganchos suficientes, banqueta, tapete e uma boa ventilação.

Circulação

- A porta de entrada da loja deve ter no mínimo 80cm de largura e, se possível, rampa para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
- Exponha produtos em destaque próximo às áreas de circulação de clientes.
- Defina um percurso de compra na loja para delimitar o espaço de circulação e direcionar o olhar do cliente para mais produtos.
- Coloque atrativos no fundo da loja, como produtos em promoção, para garantir a circulação por todo o espaço.

Exposição de Produtos

- Organize os produtos por categoria (roupas de festa, sociais, esportivas), cores, estilos, etc, para facilitar a busca do cliente.
- Para destacar um produto, coloque-o cerca de 1,50m da entrada da loja e do lado direito. Esta zona é considerada quente por proporcionar maior atração visual.
- Pequenos produtos, novidades e promoções são comprados por impulso, por isso coloque-os em pontos estratégicos e próximos aos caixas.

Climatização

- A temperatura no salão de vendas pode contribuir para a permanência do cliente dentro da loja. Temperaturas muito baixas ou calor excessivo podem incomodar os clientes.
- Mantenha em dia a conservação de ventiladores e do ar-condicionado para evitar que barulhos e outros problemas incomodem os clientes na hora da compra.

Comunicação Visual

- As cores da marca devem ser as mesmas desde a fachada até os uniformes.
- Cartazes, banners, faixas, placas, móbiles, etc., devem ser de fácil leitura. Evite o excesso de informação e imagens e escrita e posicione as peças em pontos estratégicos, na altura dos olhos e sem interferir na circulação da loja.
- A sinalização da loja deve ser clara e visível para orientar os clientes a encontrar os produtos e departamentos da loja (caixa, banheiros, etc.)
- Um som ambiente adequado ao público-alvo e ao posicionamento da loja, alinhado a uma fragrância agradável, proporcionam uma boa experiência de compra e atraem clientes.