Intercambistas podem se inscrever em programa de voluntariado da prefeitura
O processo seletivo para a 16ª edição do programa está aberto até 31 de março
Até o dia 31 de março, os
intercambistas residentes em Belo Horizonte vão poder se inscrever na 16ª
edição do Programa Municipal de Voluntariado Internacional. São 60 vagas
disponíveis para os alunos estrangeiros, que estejam regularmente matriculados
em universidades locais.
Os estudantes devem enviar uma mensagem
para o e-mail voluntariointernacional@pbh.gov.br, com
a cópia dos documentos exigidos no edital, e fazer a inscrição pelo formulário.
A
carga horária do serviço voluntário pode variar entre 16 e 20 horas semanais e
o prazo de duração do programa vai de de três a seis meses. A jornada
de atividades do serviço voluntário deve ser compatível com o horário das
atividades acadêmicas, caso o voluntário seja estudante.
O
processo seletivo
Para
participar do programa, os participantes precisam fazer parte das seguintes
categorias: estudantes, pesquisadores, professores universitários e demais
profissionais, técnicos e servidores públicos de entes estatais, órgãos e
instituições parceiras do município. O serviço voluntário não é remunerado,
não gera vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista ou
previdenciária.
Os
voluntários vão poder receber, de acordo com a necessidade de deslocamento para
o seu local de trabalho, o vale-transporte social. Outras despesas
que surgirem durante as atividades do serviço voluntário poderão ser
compensadas pelo Município.