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Consumidor se endivida e não abre mão do cartão de crédito

<p>Descontrole e falta de planejamento ainda são os principais causadores das pendências financeiras. Desemprego também aparece na lista</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Em agosto, cresceu ainda mais a participação do cartão de crédito no orçamento dos belo-horizontinos. De acordo com a Pesquisa de Endividamento do Consumidor, realizada pela Fecomércio/MG, o cartão de crédito é responsável por 71,1% dos compromissos financeiros dos consumidores que estão com a renda futura comprometida. Em julho, essa participação foi de 70,4%. Já em agosto de 2012 o índice registrado foi de 57,9%.

?O cartão é utilizado como instrumento de financiamento e parcelamento. O seu fácil acesso, sua liquidez e a sua praticidade alimentam o endividamento para qualquer tipo de produto e serviço, independentemente do valor?, ressalta o economista Gabriel de Andrade Ivo.

Os consumidores que já possuem algum compromisso financeiro em atraso acima de 91 dias representam 46,8% do total dos entrevistados. Os que têm contas em atraso entre 30 e 90 dias representam 40,5%, enquanto 12,8% afirmam ter atrasos de menos de 30 dias.

O principal motivo dos atrasos é o descontrole e a falta de planejamento, com 50,9% das respostas, dado apurado de forma recorrente na PEC. O desemprego aparece em seguida, com 26,4% das respostas e o atraso salarial corresponde a 9,4% dos motivos citados. Para Gabriel, essas variáveis explicam o desequilíbrio das finanças e se tornam um desafio para boa parte dos consumidores.

Dos entrevistados que estão com as contas em atraso, 22,7% planejam quitar suas pendências dentro do prazo de 61 e 90 dias; 20,5% pretendem saldar as dívidas entre 30 e 60 dias; e 9,1% em menos de 30 dias. Entretanto, a maioria (34,1%) afirmou não saber quando poderá saldar as dívidas em atraso. O índice é bastante superior ao da pesquisa realizada em julho (25%).