FecharX

Consumidor de BH usa até 20% da renda para pagar dívidas

<p>A maioria dos entrevistados (66,06%) não faz nenhum tipo de planejamento antes de ir às compras</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 2 dividas
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada com 402 consumidores da capital mineira no período de 17 a 31 de julho mostrou que 49,59% dos entrevistados têm até 20% da renda comprometida com dívidas.

De acordo com a pesquisa o nível de comprometimento da renda ficou dividido da seguinte maneira: até 5% (21,98% dos consumidores), de 5% a 10% (15,01%), acima de 60% (12,87%), de 10% a 20% (12,6%), de 20% a 30% (9,92%), de 40% a 50% (8,04%), de 50% a 60% (7,51%), de 30% a 35% (5,9%), de 35% a 40% (5,09%) e 1,07% afirmaram que não estão endividados.

A situação financeira, de acordo com 50,39% dos consumidores entrevistados, não sofreu alteração nos últimos anos. Na opinião de 27,25%, a situação melhorou, pois a renda aumentou. Em seguida vieram: 6,94% que afirmaram que melhorou, pois se sentem mais seguros no emprego; para 6,94% piorou, pois se encontram endividados; piorou para 4,88%, pois a renda diminuiu; piorou para 2,57%, pois estão desempregados e de acordo com 1,03% a situação modificou para melhor, mas não pelos motivos acima; piorou, pois as despesas aumentaram e o poder de compra tem reduzido devido à inflação.

?Apesar de 34,19% afirmarem que houve melhora na situação financeira, resultado do aquecimento do mercado de trabalho ao longo do ano de 2012 e início de 2013, os consumidores apresentaram níveis significativos de comprometimento dos seus rendimentos?, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.

A maioria dos entrevistados (66,06%) não faz nenhum tipo de planejamento antes de ir às compras. E 57,88% sempre fazem pesquisa de preço antes de fechar a venda.

Dos consumidores entrevistados, 73,58% afirmaram que nunca utilizaram nome de terceiros para realizar compras. Dos que utilizaram, 87,96% quitaram os débitos em dia.

Compras por impulso. Os supermercados são os locais onde os consumidores mais compram por impulso segundo 31,1% dos entrevistados. Em seguida estão shopping center (20,38% dos consumidores), lojas de rua/bairros (9,92%), internet/lojas virtuais (8,58%), lojas de departamentos (4,29%), shopping popular (4,02%), catálogo de revendedores (1,61%) e outros que incluem lojas de jogos de videogame e todos os locais citados (0,54%). Os que afirmaram que não compram por impulso totalizam 19,57% dos entrevistados.