FecharX

BH é melhor capital do Sudeste para empreendedores, diz Ministério da Economia

Índice de Concorrência dos Municípios traz cidade bem acima da média nacional em avaliação de 2022



Créditos da imagem: Edesio Ferreira /EM/D.A Press
Main bh empreender icm ministerio da economia avaliacao
Avaliada em 9 quesitos, BH teve desempenho igual ou superior à média nacional em todas as questões do ICM
Redação Sou BH
11/01/23 às 15:08
Atualizado em 11/01/23 às 15:08

Belo Horizonte alcançou o primeiro lugar entre capitais da região Sudeste no Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), um estudo feito pelo Ministério da Economia com a intenção de avaliar quais os melhores ambientes de negócios entre os munícipios brasileiros. O resultado coloca a cidade no posto de melhor capital da região para se empreender.

A avaliação leva em conta diversos indicadores, dentre os quais BH foi destaque no quesito "Construindo no Município" – uma análise especialmente voltada aos procedimentos que a cidade exige para licenciamento de obras e reformas. Nesse aspecto, a capital mineira teve a melhor nota entre todas as 119 cidades participantes. 

O bom rendimento na avaliação também colocou a cidade no segundo lugar geral da competição, com nota final de 618,6 – bem acima da média nacional, de 473,9. BH teve ainda a maior nota do ICM entre todas as cidades de Minas. Quanto às demais capitais do Sudeste, as notas foram 532,6 para São Paulo, Vitória com 510,8 e Rio de Janeiro com 466,2. 

Em sua segunda edição, o ICM teve participação de 119 municípios com mais de 250 mil habitantes contabilizados até abril do ano passado. Todos os estados e suas capitais foram representados na avaliação, e os dados usados para os resultados foram coletados em 2022. Belo Horizonte obteve resultado acima ou igual às medias nacionais e estaduais em todos os quesitos.

O índice mede a capacidade empreendedora de cada município através de 613 questões, divididas em nove capítulos que compreendem aspectos importantes do funcionamento da máquina pública para que exista um ambiente favorável ao empreendedorismo. São eles Empreendendo no Município, Infraestrutura do Município, Construindo no Município, Qualidade da Regulação Urbanística, Liberdade Econômica, Concorrência em Serviços Públicos, Segurança Jurídica, Contratando com o Poder Público e Tributação.