FecharX

Sete locais para fazer caminhada em BH

O Sou BH listou belos lugares para caminhar e fazer exercícios físicos



Créditos da imagem: Breno Pataro
Main 131607 parque municipal breno pataro
O Parque Municipal é um local lindo par afazer caminhada
Redação Sou BH
30/11/15 às 16:01
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

O verão vem aí e manter a forma se torna uma preocupação mais intensa na vida de muita gente. E para os que não gostam de academia, nem de puxar ferro, as atividades ao ar livre caem muito bem. A caminhada, por exemplo, é uma ótima opção para as pessoas que querem queimar calorias sem estarem fechadas num ambiente. Além disso, pode ser feita na companhia de amigos.

O exercício melhora a circulação sanguínea, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, emagrece e mantém o peso em equilíbrio, controla a vontade de comer e protege contra derrames e infartos.

O Sou BH apresenta locais na capital que são ótimos para fazer caminhada, tanto pelo espaço quanto pela paisagem que oferecem. Confira:

Praça da Liberdade

Um dos cartões postais mais importantes da cidade, a praça é plana e possui um espaço de mais de 21 m². Somente uma volta completa ao seu redor já faz com que o coração acelere. Além disso, o espaço é muito bem conservado, não oferecendo obstáculos para a caminhada.

Parque Municipal

São 180 mil m² de espaço com muito verde, água, arte e brinquedos. O Parque Municipal está localizado no centro da capital e é um excelente lugar para fazer caminhadas. Possui longos espaços planos e alguns pequenos morros, que dificultam um pouco o exercício.

Avenida José Cândido da Silveira

Localizada na região do bairro Cidade Nova, a avenida tem extensão de 2 km com leve subida.  Em sua trajetória o caminhante pode andar da avenida Cristiano Machado ao trevo da cidade de Sabará. Em pontos da avenida, há árvores e equipamentos de ginástica instalados pela prefeitura.

Orla da Lagoa da Pampulha

São 18 km para caminhada. Anualmente, o cenário, que é o palco das primeiras obras de Oscar Niemeyer (1907-2012), é utilizado para a maratona da Pampulha, uma competição oficial, que recebe atletas do mundo todo. Caminhando neste local é possível contemplar a beleza da lagoa, a arquitetura da cidade e se exercitar sem dificuldades, já que a pista é plana.

Avenida Bandeirantes

Com 1.51 km de extensão, possui pequenos pontos no qual apresenta inclinações em sua trajetória. Localizada nos bairros Sion, Anchieta e Mangabeiras, apresenta para o caminhante uma bela paisagem de belas construções. 

Lagoa Seca

O entorno da lagoa tem 2.26 km e fica em um dos bairros mais bonitos da capital: o Belvedere. Trata-se de uma praça de fácil acesso, cercada por belos prédios e muito próxima ao BH Shopping.  A caminhada nesse local é leve e não apresenta dificuldades.

Praça Raul Soares

A Praça Raul Soares possui 450 m², dispostos de maneira circular. Quem escolhe correr pelo seu entorno terá uma leve subida como obstáculo, mas nada que tire o pique da caminhada. Ponto mais central de BH, andando 12 km para qualquer lado se chega ao fim da cidade. O local possui policiamento reforçado, principalmente à noite.