FecharX

Minas Gerais está abaixo da meta de vacinação contra a febre amarela

Vetor da doença está presente no ambiente e por isso é preciso se proteger



Créditos da imagem: Marcus Ferreira
Main vacina marcus ferreira
Redação Sou BH
15/02/19 às 19:20
Atualizado em 15/02/19 às 22:18

Quase 3 milhões de pessoas ainda não se vacinaram em Minas Gerais contra a febre amarela. O estado está abaixo da meta da cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde que é de 95%, chegando atualmente a 92,71%. 

A Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaina Fonseca Almeida, explica que quem vai viajar para o estado deve estar vacinado contra a febre amarela, porque o vetor da doença está presente no nosso ambiente, circulando com o vírus, sendo assim, as pessoas que não tenham se vacinado, estarão expostas. “Com a proximidade das festas de carnaval, época em que o estado e a capital recebem um grande número de foliões vindos de todas as partes, a preocupação se volta também para essas pessoas. Os turistas que estão se preparando para viajar para o estado devem se lembrar de vacinar. A orientação é tomar a dose pelo menos 10 dias antes da viagem”, explica Janaína.

Imunização

A vacina é recomendada a partir dos nove meses de idade. Idosos acima dos 59 anos e gestantes devem ser avaliadas por uma equipe de saúde em relação ao benefício e risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem tomou 1 (uma) dose da vacina da febre amarela em qualquer fase da vida está imunizado pelo resto da vida, e não precisam do reforço.

Para as pessoas que não tenham o cartão de vacinação e não sabem se são vacinadas, recomenda-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer um novo Cartão de Vacina pelo SUS, e assim, se vacinar normalmente.