FecharX

600 toneladas em 3 dias! Lixo despejado nas ruas contribui para alagamentos em BH

A PBH faz intervenções permanentes na rede para liberar o escoamento da água



Créditos da imagem: PBH/Pedro Antônio de Oliveira
Main 195222 16649309850 f5795f0ff8 k
Redação Sou BH
11/12/17 às 13:09
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Por Camila Saraiva

Na última semana, BH e região metropolitana foram castigadas com alagamentos, quedas de árvore e energia após tempestades. Na madrugada deste sábado (9), a mesma história, com pontos de inundações pela cidade. A PBH, além de anunciar obras, alerta para um dado impressionante: foram recolhidas mais de 600 toneladas de lixo das ruas da cidade em três dias. 

“Não adianta tratar da fluidez de todo o sistema de drenagem se ele está sendo entupido. Temos casos de obras que despejam restos de concreto nas bocas de lobo, isso é um absurdo. Além de garrafas pets, sacolas. Nós precisamos da contribuição da sociedade para não permitir e denunciar essas ações”, diz o 
secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão.

Essa quantidade foi recolhida das ruas entre segunda e quarta-feiras passadas, logo após a cidade ter sido atingida pelas fortes chuvas. 
“Nós temos trabalhado incessantemente na rede de drenagem, que é a limpeza dos córregos para aumentar a fluidez das águas de chuva, e na limpeza das bocas de lobo, que estão sempre contaminadas por garrafa pet e sacolas plásticas", reforça o secretário.

Belo Horizonte possui mais de 60 mil bocas de lobo que encaminham a drenagem aos córregos. Diariamente, equipes da 
Secretaria de Limpeza Urbana (SLU) retiram 2,8 toneladas de materiais clandestinos das vias da cidade. Portanto, a administração municipal alerta: a população belo-horizontina também deve fazer a sua parte.

“Os alagamentos são decorrentes do entupimento das bocas de lobo não permitindo que a água escoe para as grandes galerias. Nas enchentes, resíduos sólidos, principalmente de construção civil, são depositados nos rios, diminuindo as calhas e deixando o percurso mais raso e propenso a inundações”, explica o subsecretário de proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.