FecharX

Chuva forte causa quedas de árvore em BH; bombeiros registram óbito no Centro

Defesa Civil emitiu alerta para o risco de granizo e incidência de raios e orientou que o belo-horizontino adote medidas de autoproteção



Créditos da imagem: Reprodução/Wagner Lara/WhatsApp
Main grey
Redação Sou BH
02/10/17 às 18:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Carro foi atingido por árvore na rua Timbiras (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Após uma quinta-feira com
forte chuva (com direito a alagamentos e apagões), BH volta a receber pancada na tarde desta segunda-feira (2). A Defesa Civil da cidade alerta para a possibilidade de granizo, especialmente nas regiões Noroeste e Pampulha. No Centro da capital mineira, uma árvore caiu e atingiu um táxi com ocupantes. Segundo os bombeiros, foi registrada morte no local.

Além da ocorrência mais grave na rua Timbiras, onde também foi registrada a queda de um poste, houve transtornos na avenida Pedro II e em Betim. Conforme a BHTrans, galhos de uma árvore na pista interdita o trânsito na via em direção ao Centro na altura do cruzamento com a avenida Carlos Luz, conhecida como Catalão.


Centro de Betim (Reprodução/Wagner Lara/WhatsApp)

No Centro de Betim, uma árvore caiu na Praça Tiradentes. Conforme relato de testemunha, os galhos atingiram duas pessoas, sendo que uma saiu ilesa e outra feriu o pé.

Sobre a chance de cair pedaços de gelo do céu, houve registro nos bairros Santa Efigênia e Mangabeiras, além dasregiões Noroeste e Pampulha. "Adote medidas de autoproteção", escreveu, em nota, a Defesa Civil de BH. Também foram registradas incidências de raios pela cidade.


Capacitação

A Subsecretaria de Proteção e de Defesa Civil e a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, vão realizar no próximo sábado (7) mais uma capacitação anual voltada para a prevenção durante o período chuvoso.

Cerca de 300 voluntários integrantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e Escoteiros da União dos Escoteiros do Brasil vão participar do treinamento, que será realizado na Academia de Bombeiros Militar.

A capacitação passa por treinamentos de ações preventivas, incluindo oficinas de primeiros socorros, atitudes adequadas em situações que envolvem rachaduras e sinais de desabamentos, comportamentos de segurança, nós e amarrações, lançamento de cordas, regras para salvamento em enchentes, rios e desabamentos.