FecharX

Gestos de amor em miniatura suprem necessidades de quem precisa

O projeto Mini Gentilezas tem 212 pontos de coleta no Brasil, na Califórnia (EUA) e em Toronto (Canadá)



Créditos da imagem: Divulgação/Almoço do Bem
Main 140435 final mini gentilezas
Redação Sou BH
04/12/18 às 19:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Pequenos gestos pra você, grande ajuda pra quem precisa. É esse princípio que move o projeto Mini Gentilezas, da ONG Argilando, que arrecada objetos de higiene pessoal para moradores em situação de rua. Em BH, há 11 pontos de coleta para você doar miniaturas de produtos geralmente oferecidos por hotéis e companhias aéreas.

A ONG faz a arrecadação, mobilização de doadores, voluntários e instituições, organiza a logística e cria pontos de coleta (casas ou locais de trabalho de voluntários). Depois, é feita a triagem dos itens em condições de uso e o repasse para instituições e iniciativas cadastradas no projeto como Parceiros Mini, que fazem a entrega a quem precisa.

No fim de cada mês, todos os pontos repassam as doações ao voluntário central da cidade, que verifica cada item, observando a validade. Ao final, tudo é registado num relatório on-line.

Os produtos mais arrecadados são as miniaturas de shampoo, condicionador e sabonete. Mas se você não tem esses miniprodutos de viagens, tudo bem. A demanda também é alta por escovas e pastas de dente, hidratante, absorvente, desodorante e barbeador descartável.

Em dois anos e meio de atuação, já foram distribuídos quase um milhão de itens. “Nos inspiramos em outro projeto semelhante, o Contagiados pelo Bem, do Rio de Janeiro. O retorno foi tão bom que decidimos manter a iniciativa fixa. Hoje, os números alcançados me deixam radiante, de tão feliz! Sempre tem mais gente querendo contribuir e fazer mais pelo outro”, diz uma das fundadoras do Mini Gentilezas, Karina Rocha.

Em BH, quem distribui os donativos é o Almoço do Bem, grupo de 30 voluntários que, há três anos, oferece almoços dominicais a moradores em situação de rua.

Clique aqui para acessar todos os pontos de coleta do Mini Gentilezas em Minas Gerais. Os de Belo Horizonte estão aqui.