FecharX

Almoço do Bem BH! Saiba como ajudar o projeto que serve refeições gratuitas aos moradores de rua

Grupo formado por amigos está há mais de três anos mudando a rotina alimentar da população no local



Créditos da imagem: Adriana Carvalho
Main 172104 eu noel 2
Redação Sou BH
05/12/18 às 21:13
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

*Por Amanda Santos

O Projeto Almoço do Bem BH nasceu a partir do desejo de um grupo de amigos de ajudar moradores de rua e pessoas que vão aos hospitais visitar amigos e parentes internados. A equipe, que atua na capital desde outubro de 2015, serve almoços gratuitos todos os domingos, das 11h30 às 13h30, no entorno da Praça Hugo Werneck, na região hospitalar.

A iniciativa, que não possui nenhum vínculo governamental, serve em média 600 refeições e 80 litros de suco semanalmente. Os voluntários são responsáveis desde a elaboração da comida até a limpeza da praça. 

A comida servida no projeto, tão impactante na vida da população que passa pelo bairro Santa Efigênia, é preparada na própria casa dos voluntários, liderados pela gerente comercial Sarah Mello. "Nossa motivação é levar alimento de corpo e alma para quem precisa. Às vezes, esta é a única refeição completa que eles têm no dia, na semana. Essas pessoas são a nossa ‘família de domingo”, diz Sarah. 


Para oferecer uma ceia de natal especial no dia 16 de dezembro, o Almoço do Bem BH está recebendo doações de alimentos como peito de frango, molho de tomate, azeitona, batata palha, arroz, milho, óleo, bombons, refrigerante e maionese. Além destes, a campanha também está recolhendo itens de higiene (desodorante, aparelho de barbear, escova de dente e pasta de dente), descartáveis (copos, prato e colheres de plástico) e roupas masculinas em boas condições (lavadas e sem furos ou rasgos). 

O grupo é aberto e qualquer pessoa pode ajudar, seja por meio de doações, compartilhamento de campanhas ou presencialmente auxiliando nas atividades desenvolvidas pelo projeto.

As doações podem ser entregues até o dia 09 de dezembro, nos postos de coleta ou na praça Hugo Werneck, aos domingos da 11h30 às 13h30, durante o horário de almoço.

O Sou BH também é parceiro da iniciativa e vai receber doações até 14 de dezembro, no Espaço Sou BH, no piso L3 do Pátio Savassi. 

Para acompanhar as campanhas de doação ao longo do ano, clique aqui.

Outros postos de coleta:

Jornal Diário do Comércio
Av. Américo Vespúcio, 1660 - Parque Riachuelo/ Caiçara

Núcleo Vila Lobos
Rua Grão Pará, 660 - Santa Efigênia

Núcleo Vila Lobos
Alameda da Serra, 1.021, 2° andar – Vila da Serra

Loja Maçônica
Av. Brasil, 478 - Santa Efigênia

*sob supervisão da editora-chefe, Érika Gimenes