FecharX

Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas

Podem se inscrever até o dia 25 de agosto estudantes de todo o país



Créditos da imagem: Daniel Protzner
Main 52875eb3 fead 4736 bb1a c752c80061ac
Redação Sou BH
23/08/22 às 10:00
Atualizado em 23/08/22 às 10:00

O Festival Estudantil de Teatro (Feto) está com inscrições abertas até quinta-feira (25/8). Com 22 anos de trajetória, um dos mais longevos e importantes eventos na área de artes cênicas do país, aposta numa edição híbrida que reúne ações online e presenciais. 

“Depois de uma experiência de pandemia, em que ficamos restritos somente ao meio digital, é impossível não sermos afetado. Por que não tirar proveito disso e ampliar as possibilidades desta edição?”, pondera uma das coordenadoras do festival, Luisa Monteiro.

Como todo ano, podem participar estudantes de todas as regiões do Brasil, independentemente do nível de escolaridade. É permitida a inscrição de grupos compostos por participantes matriculados em diferentes instituições, que se formaram a partir de janeiro de 2021. “Mesmo que o estudante tenha precisado interromper os estudos durante o ano, ainda assim pode se inscrever no FETO”, informa a coordenadora.

A equipe de curadoria desta edição, formada por profissionais com trajetória reconhecida nas artes cênicas, vai selecionar 16 propostas, sendo oito na categoria Teatro na Escola e oito na categoria Escola de Teatro. Das 16 propostas, dez serão online e seis presenciais.

No caso do presencial, a curadoria aguarda propostas para rua, teatro e espaço alternativo. Já no online serão aceitas: cenas curtas, websérie, podcast, performance, leitura dramática e formatos híbridos, distribuídos nas seguintes modalidades: criações de minuto (propostas de até 2 minutos para feed de Instagram) e experimentos cênicos (propostas de 3 a 50 minutos para Youtube).

“Hoje com todo o contexto de diversidade cultural e de novas plataformas surgindo, vamos considerar também outras propostas que não se adequam aos formatos pré-estabelecidos para esta edição. Porém é necessária uma justificativa consistente sobre o que está sendo proposto pelo estudante ou professor”, afirma Luisa Monteiro.

Ao se inscrever, o proponente se compromete em estar à disposição durante toda a programação do Festival, inclusive nas mesas e debates. A indisponibilidade nas datas e horários das atividades relacionadas à sua participação poderá ocasionar a desclassificação. As inscrições podem ser feitas por estudantes, grupos, instituições, um docente que mobilize seus estudantes a participar, ou ainda, por um coletivo de estudantes amigos que queira desenvolver uma ideia criativa. 

O resultado dos selecionados será divulgado até o dia 6 de setembro, nas redes sociais do @fetoteatro (instagram e facebook).

Serviço

FETO 22ª edição – Programação toda online

Período de Inscrição: até 25/08, quinta

pelo link na bio do Instagram @fetoteatro: https://bit.ly/INSCRIÇÃOFETO

Divulgação do resultado: 6/09, terça

Facebook e Instagram: @FETOteatro