FecharX

Cine Santa Tereza celebra 8 anos de reabertura com programação especial

Documentários sobre Clube da Esquina e cinemas de rua da capital integram mostra



Créditos da imagem: Ricardo Laf/PBH
Main cine santa tereza aniversario clube da esquina
Cinema público em frente à Praça Duque de Caxias é referência do bairro e uma das últimas salas de rua em atividade na capital
Redação Sou BH
19/04 às 17:20
Atualizado em 19/04 às 17:20

Uma programação especial com lançamento de filme e sessão comentada celebra um marco na história do Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza). Neste mês, o cinema público completa 8 anos desde a reabertura – decidida pela população com o orçamento participativo – que o transformou em equipamento municipal de cultura. O Clube da Esquina, outro símbolo do bairro na Região Leste de BH, é um dos assuntos abordados na seleção de filmes que comemoram o aniversário, com sessões gratuitas entre terça e quinta-feira (23 e 25 de abril).

Revisitando os cinemas de BH

A enxuta mostra comemorativa começa na terça-feira (23), às 19h, com o lançamento do curta-metragem 'Dona' (2024), produção belo-horizontina assinada por Sarah Hellen e Sofia Marinho. O filme revisita figuras importantes para o circuito dos cinemas de rua na capital mineira, revivendo um passado afetuoso e combativo que atravessa as salas já extintas e os pouquíssimos espaços que ainda resistem.

A mesma sessão traz ainda exibição do documentário 'Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora' (2017), de Alfredo Alves. A exemplo do curta mais recente, o longa-metragem também mergulha nas histórias das salas de cinema instaladas em BH, atravessando décadas de relatos e revivendo detalhes esquecidos destes espaços dedicados à sétima arte.

'Retratos Fantasmas' e a mudança das salas

Na quarta-feira (24) é a vez de 'Retratos Fantasmas' (2023), do renomado diretor Kleber Mendonça Filho. O longa do pernambucano também documenta histórias ligadas aos tradicionais cinemas de rua em décadas passadas, mas desta vez com foco no Centro de Recife. A sessão começa às 19h.

Ao longo do século 20, as salas de exibição na cidade funcionavam como espaços de convívio e socialização, integrando-se à rotina da população na época. O filme estreou no 76º Festival de Cannes e foi escolhido como representante brasileiro na disputa por uma vaga entre indicados ao prêmio de Melhor filme internacional no Oscar 2024.

Clube da Esquina em sessão comentada

Para encerrar as celebrações dos 8 anos de Cine Santa Tereza, a sala recebe uma sessão comentada do filme 'Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina' (2023) na quinta-feira (25), às 19h. O filme de Ana Rieper aborda um dos movimentos musicais mais importantes do Brasil, fundado a poucos metros daquele mesmo prédio que abriga o cinema, no encontro das ruas Divinópolis e Paraisópolis.

Para comentar a exibição do filme, dois convidados ilustres: Marilton Borges e Rodrigo Borges, que integraram o movimento ao lado de gigantes como Milton Nascimento, Lô Borges e Toninho Horta. O longa de Rieper detalha o processo de elaboração dos álbuns 'Clube da Esquina' 1 e 2, recorte histórico que deve ganhar ainda mais profundidade com as observações de dois músicos envolvidos diretamente neste processo criativo.

Ingressos e outras sessões

As entradas para o Cine Santa Tereza são gratuitas e ficam disponíveis na bilheteria do cinema, meia hora antes de cada sessão. Também é possível retirar ingressos antecipadamente pelo Sympla. A classificação de todas as sessões comemorativas é livre.

Além da mostra pela reabertura do cinema, o espaço segue com a programação normal de abril que inclui a mostra 'Quereres: Histórias de Amor no Cinema Brasileiro'. Até 30 de abril, o cinema recebe uma seleção de produções nacionais que abordam as diversas nuances dos afetos, em obras que vão da comédia romântica ao drama de época, revisitando amores juvenis, paixões platônicas, triângulos amorosos, casais históricos, separações e reconciliações.