FecharX

Encenação da Paixão de Cristo em BH vai da Liberdade à Igreja da Boa Viagem

Representação da Via Crucis será encerrada por Dom Walmor, seguida por procissão



Créditos da imagem: Leo Bicalho/Divulgação
Main via crucis paixao cristo peca teatro bh praca liberdade igreja boa viagem
Com elenco de 60 integrantes, montagem é adaptação da Via Crucis tradicionalmente apresentada pelo Cenarc em BH
Redação Sou BH
27/03 às 16:41
Atualizado em 27/03 às 16:41

Pela primeira vez, a encenação da Paixão de Cristo em BH percorrerá trechos do Circuito Liberdade até a Igreja da Boa Viagem. O espetáculo teatral com apresentação pública e gratuita acontece nesta Sexta-feira da Paixão (29 de março), a partir das 19h, com início na sede do Iepha-MG (prédio verde), na Praça da Liberdade. O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, encerra o evento com sermão do descendimento.

Encenação de sucesso em BH

Com elenco que reúne 60 integrantes, a montagem escolhida para celebrar o feriado religioso é uma adaptação do espetáculo 'A Luz da Paixão'. Ou seja, trata-se de uma releitura da encenação da Via Crucis que o Centro Artístico Cultural São João Batista (Cenarc) apresenta há pelo menos 30 anos pelas ruas e praças de BH. Multidões são atraídas pela versão original, sobretudo nos anos em que ela aconteceu na Praça da Estação.

Rota do espetáculo

O enredo que representa a Paixão de Cristo começa no prédio do Iepha, onde serão apresentados a prisão, julgamento, condenação e açoite de Jesus. Em seguida, a alameda da Praça da Liberdade vira cenário para os encontros de Cristo com Maria, Verônica, Simão de Cirene e as mulheres de Jerusalém.

Logo depois, em frente ao Palácio da Liberdade, serão representados o caminho do calvário, a crucificação e a morte de Jesus. Dali, Dom Walmor ministra o sermão final, bem como tem início a procissão do enterro rumo à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Para todo o estado

Com direção geral de Antony Diniz e direção artística de Magdalena Rodrigues, a encenação da Paixão de Cristo em BH será transmitida para toda Minas Gerais, pela Rede Minas de Televisão e TV Horizonte. De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, "em Minas há um universo imenso de manifestações e de uma variedade muito rica".

De fato, a manifestação cultural e religiosa é uma tradição celebrada com afeto pelos mineiros, além de contribuir para o aquecimento de setores como turismo e comércio. "A Semana Santa é o grande momento de movimentação turística em Minas Gerais, é a maior celebração que temos aqui e um grande movimento do turismo interno em Minas. Esse fluxo do turismo da fé é muito importante para o estado", ressalta o secretário.