FecharX

Conceição Evaristo: da favela à nova imortal da Academia Mineira de Letras

Escritora belo-horizontina será a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição em 115 anos de história



Créditos da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Main concei%c3%a7%c3%a3o evaristo da favela %c3%a0 nova imortal da academia mineira de letras
Ao longo de sua carreira, Evaristo recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio Cláudia, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e literatura brasileira
Thiago Alves
07/03 às 06:27
Atualizado em 07/03 às 06:27

Nascida na favela do Pindura Saia, na Região Centro-sul de Belo Horizonte, Conceição Evaristo toma posse nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, como nova imortal da Academia Mineira de Letras (AML). Uma das principais autoras da literatura brasileira, Evaristo é também a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira da instituição em 115 anos de sua fundação.

Diversidade na literatura

A chegada de Evaristo à AML representa não apenas um reconhecimento de seu talento, mas também um passo importante rumo à diversidade e inclusão na literatura brasileira. Sua presença na instituição amplia o espectro de vozes e experiências representadas no cenário literário nacional.

“É um dos nomes mais expressivos da literatura contemporânea não apenas de Minas Gerais ou do Brasil, mas também da América Latina. E isso não se deve apenas ao fato de ela privilegiar temáticas das minorias: trata-se também da apurada criação de seu texto literário, seja romance, conto ou poesia, onde ela brilha igualmente. Não por acaso, está traduzida em tantas línguas e tem recebido tantos prêmios e homenagens, seja das ‘academias’, seja do público leitor, em geral”, destaca Antonieta Cunha, vice-presidente da AML.

Reconhecimento e legado

Ao longo de sua carreira, Evaristo recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio Cláudia, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e literatura brasileira. Seu legado transcende fronteiras, com suas obras sendo traduzidas para várias línguas ao redor do mundo.

Cerimônia de posse e celebração

Pela primeira vez, uma solenidade de posse da AML, que acontece para convidados no auditório da entidade, terá transmissão ao vivo no YouTube, a partir das 20h.