FecharX

Bituca na Sapucaí: Portela anuncia enredo em homenagem a Milton Nascimento

Tributo é assinado por dupla que adaptou livro 'Um Defeito de Cor' em desfile



Créditos da imagem: Portela/Reprodução
Main milton nascimento carnaval rio portela desfile enredo
Enredo 'Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol' é de autoria da dupla André Rodrigues e Antônio Gonzaga
Redação Sou BH
04/04 às 14:19
Atualizado em 04/04 às 14:54

A Portela divulgou nesta quinta-feira (4 de abril) que prestará homenagem a Milton Nascimento no carnaval do ano que vem. Maior detentora de títulos entre as agremiações do Rio de Janeiro, a escola de samba levará à avenida a trajetória do cantor e compositor em enredo batizado de 'Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol - Uma Homenagem a Milton Nascimento'. 

Bituca participa do anúncio oficial, feito em vídeo publicado pela Portela nas redes sociais. "A nossa procissão sai de Madureira e é a estrada que vai fazer o sonho acontecer", diz o artista na peça de divulgação. A sinopse do enredo será conhecida pelo público no aniversário da escola, no próximo dia 11 de abril.

Com muita emoção

Ao compartilhar o vídeo oficial do anúncio no Instagram, Milton agradeceu pelo tributo e celebrou a história de conquistas da Portela. "É com muita emoção que aceitei o convite da Portela para que a minha história seja retratada no maior espetáculo da terra. Em 2025, o tema dessa gigante será 'Milton Nascimento'. Que honra ser homenageado pela escola com mais títulos na história, a Majestade do Samba", escreveu o artista.

Mestre Nilo, com 20 anos à frente da bateria da Portela, estrela foto promocional de tributo a Milton Nascimento

Autores de peso

O desfile em homenagem a Milton Nascimento traz assinatura dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga. Contratada no ano passado pela azul e branco, a dupla teve o vínculo renovado após o carnaval mais recente, quando a Portela conquistou o quinto lugar no grupo especial. O enredo em 2024, que marcou a estreia do duo na agremiação, foi 'Um Defeito de Cor', baseado em livro homônimo da escritora mineira Ana Maria Gonçalves.

Romance centrado na figura da revolucionária Luísa Mahin, personagem central na histórica Revolta dos Malês, 'Um Defeito de Cor' deu origem a um enredo impactante, que despertou atenção do público em relação à obra. No dia seguinte ao desfile, o livro esgotou em lojas on-line e tornou-se um dos mais vendidos em plataformas como a Amazon.

O anúncio

A peça de divulgação do enredo dedicado a Milton Nascimento traz integrantes da Portela vestindo as cores da escola, preparando-se para a grande homenagem. "Para o cortejo de 2025, voltamos para lhes trazer uma ideia. A de atravessar esse país em uma procissão, uma caravana, uma cruzada, como quiserem. Apontados pela águia, de pé no chão, sandália, o que for. De mãos dadas ou braços abertos, cantando e buscando o caminho que vai rumo ao altar do sol. Onde nos encanta a voz de Deus", diz a locução do vídeo, que é uma argumentação em defesa do tema proposto para o enredo.

"Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, todo o povo irá aonde o seu artista está. Nos rastros do seu canto tão sublime. No caminho contrário dos vibratos do seu som, caminhando contra o vento, seguindo a sua origem, os ecos das montanhas das Gerais, as grandes riquezas das Minas. Respeitando seus 81 anos de estrada, vamos ao encontro de todas as vozes de Milton Nascimento", completa o anúncio oficial da Portela, que ainda inclui uma breve aparição de Bituca recitando verso icônico de 'Nos Bailes da Vida': "Se for assim, assim será. Cantando me desfaço e não me canso de viver, nem de cantar", diz Milton.