FecharX

Previsão do tempo: chuvas e trovoadas em BH e alerta laranja em 300 cidades

BH terá uma quinta-feira (8) com céu variando de parcialmente nublado a nublado, acompanhado de chuvas e trovoadas dispersas



Créditos da imagem: @lucasbahia13
Main previsa%cc%83o do tempo em bh  quinta feira com chuvas isoladas e trovoadas
BH terá uma quinta-feira com céu variando de parcialmente nublado a nublado, acompanhado de chuvas e trovoadas dispersas
Redação Sou BH
08/02 às 07:10
Atualizado em 08/02 às 07:10

Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, Belo Horizonte prepara-se para um dia de instabilidade climática significativa, com previsão de céu variando de parcialmente nublado a nublado, acompanhado de chuvas e trovoadas dispersas ao longo do dia. A mínima registrada foi de 19°C, com a máxima podendo alcançar os 30°C e a umidade relativa do ar prevista para 50% à tarde.

Acumulado de chuvas surpreende

As regiões Centro-Sul e Oeste da capital mineira já acumulam mais de 50% do volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro, superando a média climatológica mensal de 177,7 mm, conforme informado pela Defesa Civil. Apesar das fortes chuvas registradas durante a madrugada, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste, não foram reportados chamados de urgência relacionados ao clima até o momento.

Alerta laranja em Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando risco de tempestades severas com acumulado de até 100 mm/dia e ventos que podem atingir 100 km/h em cerca de 300 municípios mineiros. Este alerta abrange áreas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Noroeste e Norte de Minas, válido até as 10h do dia.

Orientações de Segurança

Frente a este cenário, recomendações essenciais de segurança são divulgadas:

  • Evitar abrigar-se sob árvores para prevenir riscos de quedas e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Informações e Emergências

Para mais informações e em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Esteja preparado e mantenha-se informado através do Sou BH para atualizações sobre a previsão do tempo e medidas de segurança relevantes.