FecharX

Realidade Virtual! Belo Horizonte poderá ser visitada à distância

As belezas da capital mineira poderão ser levadas, por exemplo, para o mundo inteiro através da tecnologia



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
28/09/17 às 18:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Adão de Souza/PBH

Os maravilhosos horizontes da capital mineira poderão ser visitados à distância, mesmo de outros países. Um conteúdo imersivo que possibilita aos usuários uma experiência de atrativos de BH em 
360º está sendo desenvolvido para alavancar o setor de turismo. A inovação é resultado de uma parceria entre o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e a NDG Comunicação.

Uma das vantagens é o excelente custo-benefício, pois os equipamentos para visualização dos conteúdos são acessíveis, através das redes sociais ou utilizando um óculos especial com um smartphone que suporte o conteúdo em realidade virtual. As belezas da capital mineira poderão ser levadas, por exemplo, para o mundo inteiro através da tecnologia, permitindo 
aos potenciais turistas, visitantes ou demais interessados fazerem um tour virtual pela capital mineira, numa experiência única, o que poderá facilitar os negócios.

A tecnologia de Realidade Virtual (VR) permite a criação de um conteúdo imersivo, que "transporta" o usuário para dentro da cena através de uma sequência de imagens produzidas em foto 360º (estáticas) ou em vídeo 360º (movimento). Para entrar nesse ambiente virtual, o usuário pode utilizar óculos VR disponível no mercado a partir de R$ 50, acoplado ao próprio smartphone, navegar pelo conteúdo através do site da empresa ou até mesmo através do Youtube que hoje é 100% compatível e preparado para distribuir conteúdos em VR, além de outras redes como o Facebook e Vimeo. O nosso grande diferencial do emprego da tecnologia VR não é apenas a captação das imagens, mas sim a produção de textos, narrativas, trilha sonora, que farão das imagens captadas um grande conteúdo que servirá de ferramenta de marketing para os interessados.

 

Segundo Marcílio Alves, diretor da NDG, pode-se afirmar que a realidade virtual é o futuro do conteúdo criativo, pois melhora a experiência do usuário, podendo ser aplicada como estratégia de marketing em vários segmentos do mercado. “Vale ressaltar que a nossa proposta não é desenvolver a tecnologia, mas sim utilizá-la como estratégia de marketing e, neste sentido, ela pode ser empregada para apresentar produtos por novos ângulos, como o interior de uma aeronave ou de um veículo ou mostrar o funcionamento de um equipamento por dentro ou por ângulos improváveis”, complementa Marcílio.

Para o segmento de serviços, promove a realização de um ‘tour’ em realidade virtual para apresentação de imóveis para venda e locação, de projetos de arquitetura. A utilização para gravações de ensino à distância ou entretenimento.

Para o turismo, possibilita conhecer e passear virtualmente por pontos turísticos, fomentando ainda mais o desejo de conhecer e visitar cada espaço presencialmente. E, ainda, para o segmento de eventos, encantar visitantes do seu stand com imersão em realidade virtual ou a transmissão ao vivo de vídeos em 360º, tais como: shows, palestras, conferências, desfiles de moda, entre outros – com a possibilidade de criar uma bilheteria virtual, que vai além do espaço físico.

Produção

A NDG, em parceria com a Loop Vídeo, utiliza as melhores câmeras do mercado que produzem imagens em alta definição 4k e softwares que fazem o processo de "stitching" - procedimento de união das diversas imagens que são captadas em foto ou vídeo 360º. A captação das imagens é realizada por um equipamento/câmera que produz imagem cilíndrica em formato de foto ou vídeo em alta definição. A sequência de imagens geradas é processada por um software, que as cola - processo de stitching - formando um único vídeo esférico que, após o processo de edição e personalização, é então disponibilizado em um arquivo, que pode ser reproduzido através de aplicativos gratuitos ou pelos canais de distribuição de conteúdos, seja no Youtube, Facebook e site do cliente.