FecharX

Virada Cultural 2015 traz mais de 600 atrações gratuitas a BH

Nos dias 12 e 13 de setembro, palcos e outros espaços públicos receberão shows, peças de teatro, dança, circo, atividades gastronômicas e muito mais



Créditos da imagem: Cadu Fernandes
Main 184734 chitaozinho e xororo foto cadu fernandes
Chitãozinho e Xororó se apresentam na Praça Nova da Pampulha no dia 12, às 20h
Redação Sou BH
08/09/15 às 13:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Nos dias 12 e 13 de setembro, Belo Horizonte recebe a 3ª edição da Virada Cultural. Serão 24 horas de festa, com uma programação variada, que abrange diversas manifestações artísticas, como música, teatro, dança, circo, literatura e artes visuais, além de intervenções urbanas e atividades de gastronômicas.

Ao todo, serão mais de 600 atrações gratuitas espalhadas por 18 palcos na capital e outros espaços públicos, para todos os gostos. Realizada pela PBH, por meio da FMC, em conjunto com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), a Virada Cultural fomenta a diversidade e a democratização ao acesso a bens culturais.

A abertura do evento acontecerá no dia 12 de setembro, às 19h, na Praça da Estação, onde mais de 20 artistas mineiros subirão ao palco para homenagear o compositor e escritor Fernando Brant. Outros espaços receberão os shows de Chitãozinho e Xororó, Orquestra Sinfônica Arte Viva, Ivan Lins, Sepultura, Molejo, Felipe Cordeiro e Cia. Base, além de atividades como Mundialito de Rolimã, Festival Internacional de Corais, GastroPark e peças de teatro infantis. 

Umas das novidades desta edição, é o Viaduto Santa Tereza, que continua no circuito da Virada, mas passa a receber atrações nos arcos, partir superior do viaduto, com feiras de publicações independentes, CDs e flores, lançamento de obras literárias, intervenções artísticas e exposições. A proposta é realizar uma ocupação diferenciada no local, convidando a população a contemplar e vivenciar a cidade em um de seus maiores ícones. 

A Escola Livre de Artes (ELA) Arena da Cultura, um dos principais programas de formação da FMC, ocupa os espaços do Edifício Sulacap, na Avenida Afonso Pena. Sua famosa escadaria receberá intervenções artísticas do grupo Baianas Ozadas e do artista plástico Léo Piló. 

A Virada também recebe a 1º Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil, com Chico Lobo e convidados portugueses, com abertura na sexta, dia 11, às 19h, no CRModa, no Centro. Outras atividades serão realizadas no Parque Municipal, durante as 24 horas de evento.

O Cemitério do Bonfim também fará parte do circuito cultural. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais e da admiração de algumas pessoas que se interessam pela arte expressa nas esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. No domingo, dia 13, às 9h, haverá uma visita guiada especial para a Virada Cultural. Esta ação será iniciada com uma apresentação do coral Ensaio Aberto, integrante do Festival Internacional de Corais (FIC), no portal de entrada do Bonfim. 

Para facilitar o deslocamento dos participantes, uma parceria da FMC com a BHTrans, por meio do Programa PedalaBH, garante ciclovias operacionais para a população durante a Virada. Uma ciclovia será criada com equipamentos móveis de sinalização, como cones, balizadores e faixas. Ela terá aproximadamente 3 km e será interligada à rede cicloviária da área central. Com isso, espera-se permitir o fácil acesso e a circulação segura de ciclistas aos palcos e equipamentos culturais do evento. 

Confira a programação completa no especial da Virada Cultural do Sou BH