FecharX

Muito sol! Verão promete calor com termômetros chegando aos 35°C em BH

A estação mais quente do ano começa amanhã e a expectativa é de calorão e muita chuva



Créditos da imagem: João Paulo Vale
Main 134857 img 8924
Redação Sou BH
21/12/18 às 12:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Ah, o verão! Nesta sexta-feira (21), a estação mais quente do ano vai chegar em todo o Hemisfério Sul e a previsão é de muito calor e chuva em todo o Brasil. Na capital mineira, a expectativa permanece, com janeiro e fevereiro registrando as temperaturas mais altas – os termômetros podem chegar a 35°C – e março mantendo a tradição de muita água.

O calor já está forte antes mesmo da chegada oficial do verão, prevista para amanhã. Mas, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, o El Niño não vai estar na sua pior forma. “Nós estamos prevendo, para este verão, uma atuação menos intensa que a de outros anos do fenômeno El Niño, mesmo com a expectativa de uma estação muito quente. Por exemplo, a temperatura da água do mar no Oceano Pacífico só subiu 1,2°C. E isso quer dizer um El Niño fraco”, comenta o especialista.

E o Natal e o Réveillon?

Indo na onda do verão, as festas de fim de ano também serão marcadas por muito calor. Na véspera de Natal, a previsão é de temperaturas chegando aos 34°C devido a uma massa de ar quente que está sobre BH, com pancadas de chuva no fim da tarde.

Já na terça-feira (25), o calorão deve dar uma folga. Segundo Ruibran dos Reis, a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país vai diminuir as temperaturas. Essa ocorrência vai até o Réveillon, quando a onda de calor passa e as temperaturas ficam mais amenas até 1º de janeiro, mas as pancadas de chuva não devem dar trégua!