FecharX

Veja como gastar menos energia no período de férias

Cemig faz alerta aos consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas nos valores da conta de energia



Créditos da imagem: Igra.design/shutterstock.com
Main 163810 shutterstock 566836174
Redação Sou BH
14/01/19 às 14:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:01

Com a chegada da temporada de férias, a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa e, consequentemente, usem mais os eletrodomésticos. Por isso, a Cemig orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas na hora de pagar a conta de energia.

Algumas medidas simples podem te ajudar a economizar e curtir as férias sem medo de pagar mais caro ao final do mês:

Na hora de viajar, retire os equipamentos das tomadas 

Mantenha apenas os eletroeletrônicos essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, como as geladeiras. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsáveis por cerca de 15% da conta de energia.

Só deixe o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando

Neste período, onde as pessoas ficam mais tempo em casa, é comum que se aumente o uso de eletrônicos como DVDs e aparelhos de som, videogames, videokês, televisores, tablets e celulares. De acordo com Luciano Barreto, engenheiro de Eficiência Energética  da Cemig, para economizar é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada quando não estiver usando, além disso, os aparelhos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos.

Desligue o computador e o estabilizador 

O computador também pode ser um grande vilão dos usuários. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. E nas pequenas pausas, desligar o monitor conta muito na hora de poupar energia, já que eles são responsáveis por 70% do consumo.

Utilize o temporizador automático das TVs

É comum as crianças dormirem na frente da televisão. Para evitar o desperdício de energia, a dica é usar o temporizador para desligamento automático, disponível na grande maioria dos televisores. Assim, a TV será desligada em tempo determinado e te ajudar a poupar mais gastos. 

Evite banhos demorados 

Como é de costume, muita gente recebe familiares em casa para curtir o período de descanso. Com isso, o tempo no banho aumenta, assim como o uso do chuveiro elétrico, um dos equipamentos que mais consonem energia. 

“A recomendação é reduzir a duração do banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.

Utilize a geladeira de forma consciente

De acordo com Luciano, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia na casa, devido ao 'abre e fecha' ao longo do dia. Por isso, é importante lembrar que alimentos quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega e aumenta o consumo do aparelho. "Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês”, comenta.