FecharX

Uso do andador está proibido em escolas infantis de BH

PBH irá determinar nos próximos dias que as escolas municipais e particulares retirem os aparelhos, também conhecidos como "voadores"



Créditos da imagem: Portal Itatiaia
Main 141930 andador
Segundo a fisioterapeuta Monique Michetti, o aparelho prejudica o desenvolvimento dos bebês
Redação Sou BH
29/07/15 às 14:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

A Prefeitura de Belo Horizonte vai determinar nos próximos dias que as escolas infantis municipais e particulares retirem os andadores para bebês. A medida atende determinação da Lei 10.834, publicada recentemente no Diário Oficial do Município. O assunto é polêmico e divide opiniões entre os pais.

No Brasil, a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, já tinha proibido o uso depois que um bebê de 10 meses morreu ao cair do andador e sofrer traumatismo craniano, em 2010. A fisioterapeuta Monique Michetti não recomenda o uso do equipamento, conhecido também como 'voador'. Ela explica que o aparelho gera uma falsa liberdade nos pais, que deixam os filhos no andador e vão fazer outras atividades.

“É o contrário: é a hora que a gente precisa de ter mais atenção com o bebê, porque ele se desloca do jeito que ele quer e um brinquedo no meio do caminho faz o andador virar para frente ou para trás e a primeira coisa que vai ao chão é a cabeça do bebê. Por isso o índice elevado de traumatismo craniano em queda com andador”, explicou.

Além do risco de queda, Michetti diz que o andador prejudica o desenvolvimento dos bebês. A criança, quando vai para o andador, pula a etapa do engatinhar . O que ele ganha com o engatinhar? Ele fortalece a musculatura abdominal, das pernas e dos braços”, alerta a fisioterapeuta.

“É um bebê que vai começar a andar mais tarde, porque ele vai ter desequilíbrio”, diz Michetti.  

Fonte: Portal Itatiaia