FecharX

Umidade relativa do ar chega a menos de 20% em BH

Altas temperaturas e tempo seco contribuem com o aumento do número de queimadas



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main tempo seco 20141014131626
O domínio do ar seco mantém o tempo estável e deixa as temperaturas elevadas em todo o Estado
Redação Sou BH
14/10/14 às 14:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Segundo boletim da Defesa Civil, os índices de umidade do ar nas regiões Norte, Noroeste, Central, Metropolitana, Oeste e Triângulo em Minas Gerais deve variar entre 10% e 20%. Marca que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estado de alerta. O domínio do ar seco mantém o tempo estável e deixa as temperaturas elevadas em todo o Estado. Os termômetros chegaram a marcar 34,6ºC, ontem (13), se aproximando do recorde de calor registrado no domingo, que foi de 34,9ºC.

A temperatura e a baixa umidade do ar contribuem para a proliferação de foco de queimadas no estado, como o que acometeu no Parque Estadual do Rola-Moça nos últimos dias. O incêndio de grande proporção destruiu quatro postes de madeira da Cemig. Sem energia, o fornecimento de água foi interrompido para duas estações elevatórias que atendem o Condomínio Retiro das Pedras, o bairro Jardim Canadá e parte do Barreiro.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os focos de incêndios na capital aumentaram 24 vezes este ano em relação a 2013.