FecharX

Trem-bala pode passar por Minas Gerais

<p>Estudo de viabilidade será concluído ainda em 2013</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:56

De acordo com o presidente da Empresa Brasileira de Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, Minas Gerais pode ser incluída no projeto do Trem de Alta velocidade (TAV).

A proposta inicial previa o atendimento apenas aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, um estudo de viabilidade previsto para ser concluído ainda em 2013 pode incluir Curitiba, Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro no trajeto do Trem Bala.

O estudo ajudaria na definição sobre o traçado da linha que, atualmente, gera divergências entre os especialistas sobre o melhor caminho para a passagem do trem. As possibilidades apontadas por eles dizem que o trem poderia passar por Volta Redonda (RJ), seguindo a ferrovia do aço ou a BR-381, Campinas, ou pelo Sul de Minas.

Um dos empecilhos para a concretização do projeto seria seu alto custo. Segundo um levantamento internacional, que pode ser utilizado como referência no país, cada quilômetro de ferrovia para a passagem do trem custa cerca de R$50 milhões. Para incluir Belo Horizonte no itinerário, um trecho de 500 quilômetros teria que ser construído, totalizando R$25 bilhões.