FecharX

Tradicional presépio é aberto no Parque Municipal de Belo Horizonte

A atração foi construída com materiais sustentáveis



Créditos da imagem: Suziane Fonseca
Main 190510 presepio parque municipal suziane fonseca fpmzb 3
Redação Sou BH
10/12/18 às 20:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Os moradores e visitantes de BH já podem visitar o tradicional presépio do Parque Municipal. A decoração natalina é feita pela funcionária do local, Joana Aparecida Teixeira, que há 12 anos utiliza materiais sustentáveis para dar vida ao cenário bíblico.

Na construção são utilizados: folhas de palmeiras, de bananeiras, sementes, flores e frutos secos, serragem, palha, cola, purpurina, papel Kraft e outros materiais. O presépio poderá ser visitado gratuitamente nos dias de funcionamento normal do parque, até 6 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 6h às 18h.  

Mudanças a cada ano 

A temática do presépio segue o tema oficial da Campanha da Fraternidade que neste ano é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”.

Joana trouxe para sua criação o mote “Somos todos irmãos em Cristo” relacionando essa mensagem bíblica à necessidade de uma sociedade mais fraterna, igualitária e com menos violência. Para destacar um tema tão atual e complexo, a artista resolveu representar a mãe de Deus com a pele negra. “O fato de Maria ser negra carregando um filho branco (nascido em um lugar simples) se aproxima do sentido do tema da campanha. Somos todos iguais independente de cor, raça ou posição social.”, explica.  

Novidade 

Ao todo, o presépio do Parque possui oito personagens: José, Maria, menino Jesus, os três Reis Magos, um pastor e um anjo, além de uma estrela guia, uma ovelha com dois filhotes, uma vaca, um burro e um galo. Esses elementos ficam abrigados em uma cabana construída com palha, bambu e madeira. 

Neste ano, o presépio também ganhou uma manjedoura feita com um galho da árvore canela-sassafrás. “Com esse galho que a gente cortou, eu tive a ideia de fazer a manjedoura. Esse suporte lembra uma mão acolhedora”, destaca Joana.  

Com PBH