FecharX

Saúde infantil: criança pode comer comida japonesa?

Pratos com peixes crus deixam pais e mães em dúvida, veja o que dizem os especialistas



Créditos da imagem: Uximetc pavel/shutterstock.com
Main 175514 shutterstock 1069183817
Redação Sou BH
14/01/19 às 14:15
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

Que a culinária japonesa já faz parte da alimentação de muitas famílias todo mundo sabe. Mas será que esse tipo de gastronomia faz bem para as crianças? Por ser conhecida pelos diversos pratos à base de peixe cru, a comida oriental deixa alguns pais com dúvidas na hora de servir os pequenos. 

De acordo com a nutricionista materno-infantil, Tarciana Teixeira, papais e mamães devem esperar um pouco até começar a introduzir esses alimentos no cardápio dos filhos menores. "Salvo nos casos em que a família já tenha o hábito de servir a criança antes dos três anos, o recomendável é que os pratos com comidas cruas façam parte da alimentação só após essa idade, por que a criança ainda está com o sistema imunológico em formação e os riscos de contaminação, ou problemas gastrointestinais, são maiores", explica. 

Passado esse período, os pais devem observar a higienização da cozinha onde estão sendo preparados os alimentos e escolher com cuidado o restaurante. 

Molho x Saúde

Os tradicionais molhos que acompanham os pratos, como por exemplo o shoyu, são inimigos número um da saúde infantil. De acordo com a nutricionista, esses acompanhamentos têm uma alta quantidade de sódio, que pode causar retenção de líquidos no corpo. O consumo excessivo do produto pode fazer mal não só para as crianças como também para os adultos. 

Uma opção para a garotada

Para unir boa alimentação com os pratos típicos do Japão, o Tokyo Sushi Lounge criou um 'combo kids'. Com o novo menu, os pais podem ficar despreocupados, já que todas as opções incluem frutas, peixe grelhado e vegetais. A intenção do restaurante foi evitar alguns alimentos potencialmente alergênicos, dar prioridade a preparações grelhadas, evitando o peixe cru, e unir alguns sabores da comida oriental com alimentos mais saudáveis. 

Veja as opções kids

Uramaki de morango com cream cheese
Uramaki de manga e kani
Uramaki de couve, tomate seco e cream cheese
Uramaki de pele de salmão grelhado 
Sashimi com salmão grelhado e recheio de brócolis e cream cheese

Além dos pratos, o restaurante também preparou uma sobremesa menos calórica e incluiu no cardápio o petit gateau de chocolate, que é feito com farinha de trigo integral e chocolate meio amargo. 

O combo kids vem com 15 peças e custa R$ 28. O restaurante Tokyo Sushi Lounge fica na Avenida Cel. José Dias Bicalho, 1007, no bairro São José.