FecharX

Sábado é dia de praia

Praça da Estação deve receber mais de duas mil pessoas no fim de semana



Créditos da imagem: Reprodução Facebook
Main praia da estacao 20141009191040
Praia da Estação movimenta o sábado da capital mineira
Redação Sou BH
09/10/14 às 21:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Separe o biquíni, os óculos escuros e o guarda-sol, porque sábado (11), é dia de praia na Praça da Estação. O movimento, que surgiu em 2010 como uma resposta a um decreto da Prefeitura de BH, proibindo eventos na praça, ganhou adeptos e caiu no gosto do belo-horizontino.

Sempre com boa música, o propósito do evento, segundo a estudante e participante do movimento, Thaís Lopes, é se apropriar do espaço público. “Se você tem um grupo feminista, tem espaço pra você também. Se você tem uma organização sem fins-lucrativos, tem espaço pra você também. Se você tem um time de futebol, traga a sua bola e tem espaço pra você também”, exemplifica.

A Praia da Estação é considerada como um movimento horizontal, sem lideranças nem porta-voz, organizada normalmente entre amigos e eventos no Facebook. No início, em seu primeiro ano, a praia reuniu cerca de 30 pessoas. Aos poucos, um amigo chama o outro, que leva mais um, e por aí vai, até chegar ao ponto de reunir, em algumas edições anteriores, mais de 500 pessoas. “O que manda é a diversão. É acreditar que estamos ali por uma causa, sem desrespeitar nem ocupar o lugar do outro”, conta a arquiteta e simpatizante do projeto, Lavínia Antunes.

Para a edição do fim de semana, serão montados dois postos para coletas de doação: um que arrecadará garrafas de água mineral para as aldeias Maxakali, que passam por uma situação crítica de falta de água, e outro de arrecadação de brinquedos, roupas, materiais de arte e guloseimas, para realização das festas de dia das crianças em comunidades de BH.

No evento no Facebook, quase três mil pessoas confirmaram presença. Segundo Thaís, é válido levar até caixas de isopor para compor a festa. “Chame a tia, a avó e o cachorro. Aqui tudo vira festa e aqui a sua causa tem seu valor”, completa.