FecharX

Marcas do que se foi...

Sou BH faz uma breve retrospectiva do ano de 2014. Confira!



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 115500 2015
E que venha 2015
Redação Sou BH
26/12/14 às 20:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

Adeus ano velho... Parece clichê, mas como fazer uma retrospectiva sem dizer adeus a 2014? Este ano, que já começou cheio de expectativas, veio com muitos acontecimentos em BH e no Brasil, dentre eles a Copa do Mundo e as eleições. Tivemos aqui eventos importantes que emocionaram os belo-horizontinos e a redação do Sou BH lembrou alguns fatos marcantes deste 2014. Confira e veja se você lembra de mais algum.

Foto: Divulgação PBH

O Carnaval de BH foi muito bom! A cidade ficou cheia e vários blocos saíram de inúmeros pontos da capital, como o Baianas Ozadas, o Bloco do Queixinho, o PPK (Pena de Pavão de Krishna), o Então Brilha!, o Chama o Síndico e o Mamá na Vaca, foram alguns que levaram foliões de todas as idades para brincar o carnaval nas ruas de BH. Até a lavagem da escadaria do Memorial aconteceu. Foi um resgate da folia na capital.

Foto: Divulgação

BH recebeu também alguns músicos internacionais importantes em 2014. Eles cantaram em locais como a Esplanada do Mineirão, o Chevrolet hall, o Music Hall, o Parque das Mangabeiras, o Palácio das Artes e o Sesc Palladium. Veja quem aprendeu a dizer uai, sô: Guns N' Roses, Demi Lovato, The Offspring, Linkin Park, Panic! At the Disco, Cypress Hill, DJ Afrojack, DJ Nicky Romero, DJ Ravin, Hugh Laurie, Misfits, Roger Hodgson, Jon Anderson, Rick Wakeman, Steve Hackett, Seun Kuti, Avril Lavigne, Blaze Bayley, Soja, Stryper e Julio Iglesias.

Foto: Cadu Fernandes

Estrelas nacionais também estiveram por aqui, como Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Lenine, Ivan Lins, José Miguel Wisnik, Quarteto em Cy, Bebel Gilberto, Mariene de Castro, Maria Alcina, Alcione, Gal Costa, Ângela Maria, Cauby Peixoto, RPM, Ira!, Anitta, Péricles, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Turma do Pagode, Molejo, É o Tchan, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Saulo e Tomate (pela primeira vez juntos no mesmo palco por mais de duas horas), Diogo Nogueira, Tom Zé, Roupa Nova, Criolo, Maria Rita, Vanessa da Mata, Ná Ozzeti, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Carlinhos Vergueiro, Daniel, Tiago Iorc, Capital Inicial Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Alceu Valença, Detonautas, Jorge Ben Jor, Casuarina,Fernando & Sorocaba, João Bosco, Adriana Calcanhotto, Milton Nascimento, Banda do Mar, Rodrigo Amarante e muitos outros.

Foto: Divulgação

Mas em um aspecto BH marcou o ano de 2014 não só para os belo-horizontinos, mas para o mundo. A cidade, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o posto de Capital do Futebol. Seus times, Atlético e Cruzeiro, ganharam as principais competições nacionais do esporte. Teve a final histórica da Copa do Brasil, no qual os rivais belo-horizontinos se digladiaram e o Atlético saiu vencedor. No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro se manteve líder da competição desde a 6º rodada, ficando no topo da tabela por 33 embates do campeonato. Mas, o que mais marcou BH no quesito futebol, atingiu o mundo todo. Nunca ninguém vai esquecer o fatídico 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil, no dia 8 de julho. Foi depois deste dia que o Mineirão ganhou o apelido de “Mineiraço”. Este jogo entrou para a história das Copas do Mundo e para a história do futebol mundial.

Foi também durante a Copa do Mundo que BH recebeu uma visita real. Para assistir ao jogo Inglaterra x Costa Rica, o Príncipe Harry, veio à capital mineira, mesmo com sua seleção já estava eliminada do Mundial. Essa visita foi importante para estreitar as relações entre BH e Inglaterra durante a Olímpiada 2016.

Foto: Divulgação PBH

Um fato fofo ocorrido em BH em 2014 foi o Nascimento dos Gorilas. Filhos de Leon e Lou Lou, e Leon e Imbi, os bebês, machos, são as primeiras procriações da espécie registradas na América do Sul.

Foto: Paprica Fotografia

Nas artes cênicas, BH foi palco de grandes musicais, peças e balés. O Grande Circo Místico, Elis – A musical, Palavra de Mulher, Cassia Eller – O musical, Cazuza pro dia nascer feliz - O Musical, Nada será como antes – O musical, Romance Volume III - Agora Vai, É melhor ser alegre que ser triste, Belle, Triz, Onqotô, A Sagração da Primavera, Entre o Céu e as Serras e Rigoletto. BH recebeu, ainda, atores importantes como: Marisa Orth, Nathalia Timberg, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa, Miguel Falabella, Bruno Mazzeo, Marcelo Adnet, Gregório Duvivier, Luana Piovani, Deborah Secco, Arlete Salles, Fernanda Souza e Paulo Gustavo.

Foto: Divulgação

A cidade também foi casa de eventos da moda, da literatura, da cultura e da gastronomia. Aconteceu o Minas Trend, a Bienal do Livro, a Virada Cultural, o Natura Musical, o Festival de Jazz, o Festival Fartura, a Feira Aproxima, o GastroPark, a Casa Cor e o Experimente. Exposições de artistas e coleções importantes como: Gênesis, Êxodos, Visões da Coleção de Ludwig, Bracher, Anima Mundi, Barroco Itália- Brasil, The Color Run, Pink Day, Recosturando Portinari, QuasePoema, Circuito Dmais, Do Objeto para o Mundo e O Maravilhoso Mundo do Dr. F., ocuparam as principais galerias da cidade.

Ufa! Foi muita coisa né? Tantas que nem couberam neste texto. Esperamos que 2015 também seja assim, nos reserve muitas surpresas, atrações, shows, festas, exposições e alegrias! E, já que o Sou BH gosta de contar tudo em primeira mão, dá uma conferida em como será o primeiro trimestre do ano novo!

#Partiu2015