FecharX

Proprietários de "cinquentinhas" têm até novembro para se adaptarem às novas regras

Donos de ciclomotores têm pouco mais de 80 dias para registrar os veículos e providenciar a carteira de habilitação nas categorias ACC ou A



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 175236 ciclomotor
Redação Sou BH
26/08/15 às 18:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Os proprietários de ciclomotores, mais conhecidos como "cinquentinhas", têm pouco mais de 80 dias para registrar os veículos e providenciar a carteira de habilitação nas categorias ACC ou A - a mesma usada para as motos. Além disso, de acordo com as novas regras, que entram em vigor no dia 20 de novembro em Minas Gerais, os condutores também terão que usar capacete, equipamentos e roupas específicas.

As "cinquentinhas" são veículos de duas ou três rodas com motor de combustão interna e, no máximo, 50 cilindradas. A velocidade, em geral, não passa de 50km/h.

De acordo com o tenente-coronel Cássio Soares, comandante do Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte, quem já circula com as "cinquentinhas" na capital precisa estar atento à documentação exigida. “Até a entrada em vigor deste prazo, ele (condutor) deverá estar portando a nota fiscal. Ele tem que comprovar aquele material, aquele veículo, que ele está utilizando. Estamos fiscalizando também a questão da habilitação. Muitos disseram que não é cobrada a habilitação, mas ela é sim necessária”, explicou.

Já a delegada Andrea Vacchiano, diretora do Detran, explica que, para conseguir o registro, os proprietários das "cinquentinhas" em Belo Horizonte devem se dirigir à Divisão de Registro de Veículos, no Bairro Gameleira, com a nota fiscal, documentos pessoais e comprovante de pagamento da taxa de primeiro emplacamento. No interior do estado, os proprietários devem comparecer à delegacia de trânsito local com a mesma documentação.

Fonte: Portal Itatiaia