FecharX

Projeto Janela Aberta propõe reforma de edifícios históricos do Hipercentro

A proposta une arquitetos, professores, políticos e representantes da sociedade civil para a reforma do Sulacap e Sulamérica



Créditos da imagem: José Caputo
Main 173250 edif%c3%adcios sulacap sulam%c3%a9rica 03   cr%c3%a9dito fotos jos%c3%a9 caputo
Redação Sou BH
11/12/18 às 11:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Um novo projeto coletivo pretende reformar os edifícios Sulacap e Sulamérica, localizados no quarteirão formado pela avenida Afonso Pena, rua da Bahia e Tamóios. Tombadas como patrimônio cultural da cidade, as duas edificações são consideradas símbolos da arquitetura da primeira metade do século 20 e chamam a atenção no Hipercentro da capital. A iniciativa, denominada de Janela Aberta, será apresentada oficialmente na próxima quarta-feira (12), no edifício Acaiaca.

A proposta une arquitetos, urbanistas, professores, políticos e representantes da sociedade civil. As metas são conseguir recursos financeiros suficientes para adquirir a área onde foi erguido o anexo que modificou os dois prédios históricos e suprimiu a Praça da Independência, além de demolir a construção da década de 1970 e requalificar o espaço. Para isso, será promovido um concurso de arquitetura que será responsável por definir como será a restauração do local onde antes havia a praça.

O projeto

O tombamento dos dois edifícios, aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, não contempla o anexo que o Janela Aberta pretende demolir. O projeto original do Sulacap e do Sulamérica é da década de 1940, de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello. Trinta anos depois, em 1970, a Câmara Municipal autorizou a construção do anexo comercial, que desfigurou a fachada das duas edificações.

Os participantes do Janela Aberta acreditam que a requalificação dos prédios-irmãos, tombados desde abril de 2015, será um indutor de restauração e reocupação do Hipercentro da capital, que enfrenta, já há alguns anos, um processo contínuo de deterioração. A partir da restauração dos edifícios projetados por Capello, a expectativa é que outros imóveis históricos da região central sejam reformados.

A proposta é convidar representantes de todos os movimentos sociais e culturais que atuam no Hipercentro para se unir em torno do Janela Aberta, para que o projeto seja realmente coletivo e representante da diversidade na cidade. O primeiro passo neste sentido será a apresentação da campanha. A partir daí os esforços se concentrarão na mobilização social e na busca de verbas para que a proposta se torne realidade e o processo de requalificação do Sulacap e do Sulamérica se concretize.

História

As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. Capello projetou o Sulamérica como uma construção de uso misto, com apartamentos e lojas, uma inovação para a época. Foi a primeira torre a ser inaugurada, em 1946. Já o Sulacap, voltado apenas para o uso comercial, foi inaugurado em 1947.

O que mais chama a atenção no projeto original é a harmonia dos prédios com o entorno. Mesmo ocupando um quarteirão inteiro, as edificações se integram à paisagem local, ao Viaduto Santa Tereza e ao acesso à Região Leste da capital.

Em 1970, foi erguido o anexo comercial no local, o que modificou a fachada do Sulacap e do Sulamérica e acabou extinguindo a Praça Independência.