FecharX

Projeto de BH bate recorde brasileiro de financiamento coletivo

<p>Shogum dos Mortos foi o mais rápido a cumprir meta de arrecadação </p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main projetobh
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

?Todos por um?. O lema é levado a sério quando se trata de crowdfunding, ou seja, financiamento coletivo. Indivíduos unem suas contribuições para apoiar uma causa, seja ela trazer uma banda para a cidade, ou ajudar um grupo de pessoas.

E Belo Horizonte saiu na frente no crowdfunding. Uma campanha mobilizada na capital quebrou o recorde e foi a mais rápida do Brasil a cumprir sua meta de arrecadação.

O projeto de quadrinhos Shogum dos Mortos, criado pelo quadrinista Daniel Werneck, professor da Escola de Belas Artes da UFMG, tinha como objetivo levantar R$ 9.276 em dois meses. Porém, a quantia chegou a 17 mil reais antes mesmo do fim da campanha.

Com o dinheiro, a graphic novel que deu origem ao projeto já aumentou seu tamanho e a qualidade de sua impressão. Além disso, os leitores/investidores estão recebendo algumas regalias, como a possibilidade de receber atualizações do processo de criação do quadrinho, antes de ser impresso, e poderem opinar sobre o processo criativo.

O Shogum dos Mortos tem previsão de lançamento em novembro, na FIQ, que acontece entre os dias 13 e 17. A arrecadação de fundos participativos se encerra em março, quando sai o segundo capítulo dos quadrinhos.