FecharX

Prefeitura promove eventos especiais para o "Dia Internacional da Síndrome de Down"

Foram organizados dois grandes eventos, um seminário e uma caminhada para lembrar a importância da data



Créditos da imagem: Down Syndrome International
Main 181424 dia internacional sindrome de donw down syndrome international
Os eventos são dedicados à formação das famílias, profissionais e interessados em geral sobre as especificidades das pessoas com Síndrome de Down.
Redação Sou BH
20/03/15 às 18:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

No dia 21 de março é celebrado o "Dia Internacional da Síndrome de Down", instituído pela ONU em 2011. Para ajudar a promover e dar visibilidade às pessoas com Síndrome de Down, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência, preparou várias ações para o dia.

 A data foi proposta pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque quando se escreve a data 21/3 (ou 3-21), faz alusão à trissomia do 21. 

Em parceria com várias entidades, como como Mano Down, Família Down, Minas Down, Associação Crepúsculo, Associação Mineira de Reabilitação (AMR) e Associação de Pais, Amigos, Pessoas com Deficiência e Funcionários do Banco do Brasil (APABB), a coordenadoria fez uma grande articulação com a sociedade civil organizada para a realização de dois grandes eventos, um seminário e uma caminhada.

Os eventos são dedicados à formação das famílias, profissionais e interessados em geral sobre as especificidades das pessoas com Síndrome de Down.

Programação

Sábado, dia 21 – Seminário “Dia Internacional da Síndrome de Down: saúde, bem estar, acesso e igualdade para todos”, na Faculdade de Medicina (Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia).

8h30 - Abertura.

9h15 - Palestra “Síndrome de Down – Conhecer para Incluir”, com Cinthia Coimbra de Azevedo (fonoaudióloga e especialista em Síndrome de Down).

10h30 - Palestra “Arranjos Familiares e Obesidade Infantil”, com Walter Ernesto Ude Marques (psicólogo e professor da Faculdade de Educação da UFMG).    

11h - Palestra “Obesidade na Infância e Interações Familiares: Uma Trama Complexa”, com Valéria Tassara (psicóloga e mestre em Ciências da Saúde pela UFMG).

Apresentações Artísticas: Banda de percussão  ComumViver e peça teatral “Afasta de mim esse cálice”, com o grupo Diadia.

Domingo, dia 22 – Caminhada “Up and Down”, na Avenida Arthur Bernardes, na Barragem Santa Lúcia.

9h - Confraternização e mesa de frutas.

9h30  - Aquecimento com a equipe da Body Tech.

10h - Saída.

10h30 - Entrega de medalhas.

11h - Charanga dos Padês.

11h30 - Narração de histórias com o grupo Fadas do Livro e sorteio de livros.