FecharX

Obras da linha de metrô da Savassi podem começar em 2014

<p>Sondagem constatou que o solo da região onde irá passar a Linha 3 tem boas características para receber o metrô</p>



Créditos da imagem: naSavassi
Main sondagem para metro de bh na savassi 1
naSavassi
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

As obras para a Linha 3 do metrô, que irá ligar Savassi à Lagoinha, podem começar no próximo ano. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Em conversa com o naSavassi, a assessoria do órgão afirmou que os trabalhos de sondagem constataram que o subsolo da região onde irá passar a Linha 3 tem boas características para receber o metrô.

?Com exceção dos pontos mais próximos do Ribeirão Arrudas, na maioria é um solo residual (que é originário da rocha-mãe) e logo a seguir a rocha alterada. É um solo que, geralmente, tem boas características mecânicas e que não são impeditivos aos trabalhos do metrô?, divulgou o órgão.

Ainda de acordo com a Setop, o projeto básico de engenharia para a construção da Linha 3 está em fase de contratação e elaboração. A linha 3, totalmente subterrânea, será licitada pelo Governo de Minas simultaneamente aos trabalhos das Linhas 1 (Vilarinho/Novo Eldorado) e 2 (Barreiro/Nova Suíça).

?Após o término do projeto básico, poderá ser possível licitar as obras do metrô. Portanto, caso não haja alterações no cronograma, a obra da Linha 3 poderá ser iniciada em 2014?, comunicou o órgão.

De acordo com a Metrominas, empresa do Estado de Minas Gerais e das prefeituras de BH e Contagem -, responsável pela ampliação do metrô, o prazo para conclusão das obras de expansão do metrô depende da liberação dos recursos do Governo Federal e do empréstimo já aprovado pela Assembleia Legislativa ? foi aprovado um empréstimo de R$ 750 milhões do Estado de Minas Gerais junto à Caixa Econômica. Anteriormente, havia sido divulgado que as obras estariam concluídas em 2016.

O que está previsto?

?          ampliação da Linha 1 em 1,7 km até o Novo Eldorado, além da compra de novos trens e reformas nas estações e nos sistemas elétrico e de comunicação.

?          criação da Linha 2, no trecho Barreiro/Nova Suíça ? será construída a estação Nova Suíça entre as estações Calafate e Gameleira.

?          criação da Linha 3, subterrânea, no trecho Savassi à Lagoinha, com cinco estações.

infográfico

Portal Uai

nasavassi