FecharX

O Verão já chegou!

Dermatologista ressalta cuidados importantes para a época mais quente do ano



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 132306 shutterstock 100184762
Cuidados com a pele devem ser redobrados neste período
Redação Sou BH
22/12/15 às 13:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Ah... O verão! Nem parece que a estação mais quente do ano só começou nesta madrugada, exatamente às 2h48, pois a sensação que temos é que o calor e a baixa umidade do ar estão presentes durante todo o ano. E os meteorologistas alertam: este pode ser o verão mais quente dos últimos tempos, chegando constantemente aos 40º. Ideal para curtir sol e as atividades realizadas ao ar livre!

O período, no entanto, é caracterizado pela incidência de radiação solar com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Por isso, o Sou BH bateu um papo com a dermatologista Maria Imaculada Milagres, integrante do Comitê de Especialidades da Unimed-BH, sobre os cuidados que se deve ter nesta estação. Confira:

1) Filtro solar: O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Geralmente, o fator de proteção é o 30, para a maioria da população brasileira. Entretanto, as pessoas com pele mais escura podem usar FPS 15, e de pele muito branca, cabelos vermelhos e olhos claros devem consumir FPS maior que 30. A pele negra conta com uma proteção “natural” da pele, pela maior quantidade de melanina produzida, mas também devem manter a fotoproteção. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou em menor período e tem que ser passado de forma generosa e uniforme em todas as partes de corpo.

2) Proteção infantil: Nas crianças, o filtro solar só pode ser aplicado a partir dos seis meses de idade e deve-se usar um produto adequado para a pele sensível do bebê, de preferência filtros físicos. Segundo a médica, o ideal é pedir orientação a um pediatra ou a um dermatologista sobre qual o melhor tipo. O fator de proteção solar deve ser 30 ou mais. Ela ressalta que é preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre até os 20 anos.

3) Tecidos adequados: No verão também é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois os materiais retêm cerca de 90% das radiações ultravioletas. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. O ideal é evitar a exposição solar entre 10h e 16h (Horário de Verão). Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões à córnea.

4) Hábitos diários: As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Todos os dias, é necessário aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% e 30%. Peles secas necessitam de cremes ricos em ceramidas, ao passo que peles oleosas e ou acneicas pedem outro tipo de hidratante. No banho, é importante usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento. 

5) Alimentação: Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. São encontradas nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.  Já os cabelos, sempre que possível, devem ser protegidos por chapéus ou bonés. O uso de xampus neutros e tratamentos hidratantes frequentes são indicados, principalmente na praia. Uma dica bacana é que o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia.

Então, bora se cuidar e curtir a estação mais aguardada do ano! Vem verão, vem!