FecharX

O trânsito está ruim? Saiba como colaborar

<p>O poder público é o responsável pelas grandes obras, mas a população também deve fazer sua parte</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

O trânsito nas grandes cidades tem ficado cada dia mais caótico e a solução parece longe de ser encontrada. Em Belo Horizonte, a situação não é diferente, e já é possível sentir na pele como o trânsito intenso prejudica a vida das pessoas. A solução deste problema só virá com a implantação de projetos e medidas drásticas por parte das autoridades. Porém, algumas atitudes simples - de educação no trânsito - podem ajudar a melhorar o problema e deixar o dia a dia na capital menos estressante. Confira algumas dicas:

- Tenha em mente que no veículo ao seu lado existe uma pessoa, assim como você, que também precisa ir ao trabalho ou escola. Os outros carros não devem ser enxergados apenas como obstáculos do seu caminho, e sim como outros seres humanos.

- Aguarde cerca de 10 segundos após o semáforo ficar verde antes de buzinar. A buzina desnecessária irrita e não ajuda em nada.

- Quando alguém quiser ultrapassá-lo, ceda a vez no lugar de disputar corrida e fechar o outro veículo. Tenha certeza de que mais tarde você também precisará desta gentileza

- A seta tem de ser ligada com antecedência, não adianta ligar em cima da hora. Isso é fundamenta para pedestres, outros motoristas e para que o trânsito funcione bem.

- Não feche o cruzamento. Tente calcular o espaço necessário para o seu carro antes de decidir entrar no cruzamento.

- Não buzine por qualquer coisa. Irrita, aumenta a poluição sonora e, no final das contas, ajuda muito pouco na melhoria do trânsito.

- Respeite o pedestre. Dê a preferência e aguarde que ele complete a travessia antes de arrancar. No trânsito a lei é a do mais fraco.

- Ao estacionar seu carro, ocupe só uma vaga. Tente calcular o espaço ocupado pelo seu veículo para que outra pessoa também possa ser beneficiada. Uma hora, você também precisará de outra vaga.

- Dê carona. Se os vizinhos vão se deslocar no mesmo sentido que você, combine esquemas com eles. Isso ajuda a diminuir o número de carros nas ruas e alivia o transporte público da cidade.

- Incentive sua empresa a adotar a carona empresarial. Pessoas que moram próximas podem ir ao trabalho ocupando apenas um carro. Ajuda a cidade e ainda promove a amizade.

- Se você trabalha perto de casa, vá a pé ou de bicicleta. Você faz um exercício físico, economiza combustível, passagens e ainda ajuda a cidade.

- Se você realmente precisa sair de casa de carro, procure rotas alternativas, evitando as vias mais congestionadas. Você evita o stress do trânsito e ainda colabora com quem realmente precisa transitar por áreas de congestionamento.

Tenha em mente que o trânsito intenso é um problema, mas que você é parte fundamental da solução!