FecharX

Fique por dentro das novidades do Imposto de Renda em 2017

Sou BH e Abreu Barros Serviços Contábeis esclarecem questionamentos de muitos brasileiros



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 143628 shutterstock 327295169
Abreu Barros e Sou BH esclarecem dúvidas sobre o IRPF
Redação Sou BH
10/04/17 às 14:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Depois de saber detalhadamente quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda neste ano, chegou a hora de conhecer as novidades da declaração para 2017. A cada ano, a tecnologia utilizada pela Receita Federal avança no sentido de facilitar a vida do contribuinte e, ao mesmo tempo, inibir possíveis fraudes do sistema.

O Programa Gerador da Declaração (PGD), principal ferramenta utilizada pelos brasileiros, passou por melhorias neste ano. Além dele, também é possível declarar pelo sistema on-line existente no Portal e-CAC, da Receita Federal, e pelo APP IRPF, disponível para smartphones e tablets.

O Sou BH e a Abreu Barros listaram as principais mudanças do IRPF em 2017. Confira na lista abaixo:

1- Atualização automática
Com a nova funcionalidade de atualização automática do Programa Gerador da Declaração (PGD), é possível atualizar a versão do aplicativo sem a necessidade de realizar o download no site da Receita Federal do Brasil. A atualização poderá ser feita, automaticamente, ao abrir o PGD IRPF ou pelo próprio declarante, por meio do menu “Ferramentas -> Verificar Atualizações”.

2- Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet
Utilizado em outros anos, o programa Receitanet foi incorporado ao PGD 2017. Portanto, a partir deste ano, não é mais necessária a instalação separada do Receitanet.

3- Recuperação de nomes
Ao digitar ou importar um nome para um CPF/CNPJ, o sistema armazenará o nome para facilitar o preenchimento futuro.

4- Rendimentos isentos e não tributáveis
Com o objetivo de facilitar o preenchimento, a ficha foi remodelada e possui agora as abas "Rendimentos" e "Totais". As informações são inseridas em "Rendimentos", selecionando o Tipo de Rendimento.

5- Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva
Com o objetivo de facilitar o preenchimento, a ficha foi remodelada e possui as abas "Rendimentos" e "Totais". As informações são inseridas em "Rendimentos", selecionando o Tipo de Rendimento.

6- Solicitação de celular e e-mail
Esta solicitação tem por objetivo ampliar as informações do cadastro de pessoas físicas.

7- Dependentes maiores de 12 anos precisam ter CPF.

Ficou com alguma outra dúvida? Na próxima semana tem mais dicas para você. Se ainda quer esclarecer sua situação, entre em contato com a Abreu Barros pelo site oficial ou pelo telefone (31) 3441-3634.

E não se esqueça: a entrega do IRPF 2017 acontece até 28 de abril. Quem perder esse prazo ficará sujeito ao pagamento de multa por atraso.