FecharX

Projeto beneficente faz evento de Natal para moradores de rua

Saiba como ajudar a iniciativa que transforma o final de ano de 400 pessoas



Créditos da imagem: Anderson Pereira Fotografia
Main 211612 nosso natal
Redação Sou BH
18/12/18 às 15:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

*Por Amanda Santos

Desde 2015, o projeto Nosso Natal leva alegria e um pouco de alento para moradores de rua. A iniciativa nasceu da união de quatro amigas e cresceu, transformando a refeição especial elaborada por elas num momento de confraternização e festa.

O atendidos pelo projeto são usuários do Albergue Tia Branca, no Floresta. O grupo, de 400 pessoas, vai receber este ano uma ceia completa com entrada, prato principal e sobremesa. Além do banquete, o encontro também oferece show, karaokê, bate-papo e um amigo oculto de bilhetes carinhosos e frases motivacionais. 

A empresária Carla Reis, de 44 anos, que participa da iniciativa desde a segunda edição, conta que o projeto é um sonho que ela pode colocar em prática ao lado da família. "Estar em contato direto com eles, rindo e dando um abraço significa muito na vida deles. Ver o retorno que essas ações causam em suas vidas e sua evolução pessoal, significa muito para mim
." 

A equipe, que possui cerca de 100 voluntários, intitulados de Nossa Galera, se divide entre as tarefas da cozinha, logística e organização do espaço antes da ceia. O prato escolhido desta edição foi o estrogonofe com arroz, batata palha e salada.

Para conseguir colocar em prática o projeto, Bárbara Maia, uma das fundadoras do Nosso Natal, conta doações de alimentos não-perecíveis, copos e pratos descartáveis, itens de higiene e roupas e sapatos masculinos. 

Os interessados em contribuir na ceia podem doar açúcar cristal, amendoins coloridos, arroz, azeite, batata palha, café, cacho de banana, temperos, legumes e verduras, panetones, bolos e tortas, refrigerantes, sucos. 

Os kits de higiene, formados por uma escova dental, pasta de dente, shampoo e condicionador, e os kits pessoais, com blusa, calça, sapato e toalha, serão distribuídos aos moradores logo na chegada, quando eles se preparam para tomar banho. 

As doações podem ser entregues nas unidades da Boca do Forno, no bairro Gutierrez, Coração Eucarístico, Cidade Nova, Sion e Pampulha. 

A ceia acontece no dia 20 de dezembro, das 19h às 22h, no Albergue Tia Branca (Rua Conselheiro Rocha, 351 – Floresta). A preparação do evento começa a partir das 13h. 

Para acompanhar a edição de 2018, clique aqui

*sob supervisão da editora-chefe, Érika Gimenes