FecharX

MM Gerdau recebe exposição de murais pintados na Praça da Liberdade

Os tapumes da obra se transformaram em 54 murais criados por artistas urbanos da capital



Créditos da imagem: Raul Sampaio
Main 204253 gud assis por raul sampaio
Redação Sou BH
07/12/18 às 20:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Um dos pontos mais icônicos de BH, a Praça da Liberdade ganhou vida nova neste ano após passar por uma grande revitalização. O espaço ficou fechado entre julho e dezembro, porém, recebeu uma bela ‘decoração’ durante o período. Os tapumes da obra se transformaram em 54 murais criados por artistas urbanos da capital, selecionados pelo Instituto Amado, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

Todo o processo de produção desse projeto foi registrado e agora o material poderá ser conferido, entre os dias 14 e 31 de dezembro, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, espaço cultural que compõe o Circuito Liberdade.

A exposição ganhou nome de Mural Liberdade e traz registros feitos por seis fotógrafos mineiros – Bernardo Biagioni, Danilo Alvarez, Fernando Biagioni, Guilherme Maciel, Liza Simões e Raul Sampaio – mostrando em detalhes o processo criativo desenvolvido pelos artistas.


Raul Sampaio

Para Bernardo Biagioni, um dos coordenadores do projeto, os murais trouxeram novas cores à praça e cumpriram sua missão de ressignificar a cidade. “A arte urbana é efêmera e apesar do descarte dos murais após o período de exposição, trazer os registros do processo para dentro de um Museu amplia a permanência, a memória cultural e contribui para a valorização dos artistas” ressalta Biagioni.

O evento

O lançamento da exposição acontece no dia 14, às 18h, com uma roda de bate-papo conduzida pelos curadores Binho Barreto, Carol Jaued e Sara Moreno para contar um pouco sobre os desafios do projeto. Haverá também a exibição de documentário com as atividades de arte pública realizadas pelo Instituto Amado em 2018, incluindo as Residências Itatiaia e Sarandira, bem como o Mural Liberdade.